Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
País

Modalidade de pix automático começa a valer dia 16 de junho

  • junho 2, 2025
  • 3 min read
Modalidade de pix automático começa a valer dia 16 de junho

O Banco Central anunciou oficialmente o lançamento do pix automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que começa a valer no dia 16 de junho.

A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o pagamento de contas recorrentes, como mensalidades, condomínios, serviços por assinatura, planos de saúde, etc. A iniciativa objetiva ampliar o uso do pix, oferecendo uma alternativa ao tradicional débito automático.

As operações não dependerão do uso de chaves pix. Transações podem ser realizadas utilizando os dados bancários tradicionais.

Diferenças

Apesar da permissão de pagamentos programados, o pix automático é diferente do pix recorrente, função já oferecida por algumas instituições, onde o próprio usuário programa transferências com valor fixo e datas definidas, autorizando previamente cada agendamento.

O pix automático permite que uma empresa envie uma solicitação ao cliente, que aceita o débito automático para pagamentos variáveis ou com frequência flexível. Ele se aproxima do modelo tradicional de débito automático, mas dispensa a necessidade de convênios específicos entre empresas e bancos, o que deve facilitar a adesão de negócios menores.

Como vai funcionar

Para pagadores:  o usuário receberá uma solicitação de autorização para pagamentos recorrentes por parte da empresa contratada. Se concordar, a autorização será feita diretamente no aplicativo da instituição financeira em que possui conta.

A partir daí, os débitos serão feitos automaticamente nas datas combinadas, sem necessidade de confirmação a cada transação. O consumidor poderá cancelar ou editar a autorização a qualquer momento.

Para empresas: empresas de todos os portes poderão usar o pix automático para receber pagamentos periódicos. Elas deverão enviar propostas de adesão aos seus clientes. Assim, o recebimento automático dos valores está garantido.

A expectativa do Banco Central é que a nova funcionalidade reduza a inadimplência e ajude na previsibilidade do fluxo de caixa das empresas.

Para instituições financeiras: bancos e instituições de pagamento deverão oferecer a funcionalidade do pix automático em suas plataformas. O Banco Central organizou uma fase de testes que começou em fevereiro e termina no dia 6 de junho.

O objetivo é garantir a operação de diferentes sistemas, trocando informações de forma eficiente e segura, antes de sua liberação ao público.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *