
Santo Ângelo passou a ofertar, desde o dia 1º de dezembro de 2025 a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O imunizante, destinado a todas as gestantes a partir da 28ª semana de gestação, protege contra o principal causador da bronquiolite e oferece defesa imediata aos recém-nascidos, reduzindo o risco de hospitalizações.
Mesmo com o imunizante disponível em todas as salas de vacina, apenas 17% das gestantes se vacinaram, o que representa 119 mulheres. Os dados foram confirmados pelo secretário de Saúde de Santo Ângelo, Flávio Christensen. No total, o município possui 697 gestantes que necessitam se vacinar.
Importância da imunização
“A meta é vacinar 80% das gestantes a partir das 28ª semanas de gestação, isso porque, a imunização da mãe, passa anticorpos para o feto através da placenta”, ressaltou Flávio.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacinação das gestantes tem impacto direto na proteção dos bebês, especialmente nos primeiros meses de vida, quando são mais vulneráveis a infecções respiratórias.
Onde se vacinar?
Em Santo Ângelo, o imunizante está disponível em todas as salas de vacina, e para receber a dose, é necessário apresentar a carteira de gestante e o cartão SUS. Confira os horários e locais de vacinação.
Redação Grupo Missões

