
Um suposto esquema de falsificação de documentos médicos permite que empresas de home care recebam pagamentos do Estado e dos municípios por serviços nunca prestados a partir de liminares, segundo apuração do Grupo de Investigação da RBS. Home care é o atendimento médico domiciliar.
A matéria veiculada na edição desse domingo do programa Fantástico da rede Globo e mostrou o envolvimento de uma empresa santo-angelense. A fraude incluiria ainda advogados e médicos. Os nomes desses profissionais não foram divulgados.
Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), só em 2024, foram ao todo 227 decisões judiciais favoráveis aos pacientes. A apuração foi iniciada quando a Procuradoria Geral do Estado notou o crescimento no número de bloqueios judiciais nas contas do Estado para pagamento, que saiu de 19 para 39 milhões, de 2023 pra 2024, e isso acendeu um alerta.
A cidade que lidera o ranking é Santo Ângelo, com 47 liminares. Dessas, em pelo menos 16, segundo relatório da Procuradoria Geral do Estado, os serviços são prestados pela Renovar Home Care, com sede na cidade.
O relatório informa que, em todos os processos, são sempre as mesmas empresas que forneceram os orçamentos, obrigatórios para que possa ser escolhido o de menor valor, no caso, o da Renovar.
Simulando interesse em contratar o serviço, a reportagem entrou em contato com a dona da Renovar, que, dias depois, entregou ao repórter três orçamentos. A conversa foi gravada por câmeras escondidas.
A dona da empresa participou da conversa com a reportagem acompanhada de um homem que se apresentou como sócio. Ela disse que as empresas se ajudam, e umas fornecem orçamentos forjados para as outras.
A fraude envolveria a adulteração de laudos, assinaturas e carimbos para justificar decisões judiciais que obrigam o poder público a custear o atendimento.
Áudios mostram que familiares também lucrariam com esquema
Uma série de áudios trocados por familiares de pacientes atendidos em sistema de home care a partir de liminares obtidas contra o Estado mostram que parentes dos pacientes também lucrariam com o esquema.