Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos em acidente de trânsito na Índia

Fauja Singh, indiano conhecido como o corredor mais velho do mundo, morreu aos 114 anos em um acidente de trânsito na Índia. A informação foi confirmada nesta terça-feira (15) por seu biógrafo, Khushwant Singh.
Nascido em Beas, no estado de Punjab, Singh era de nacionalidade britânica e ficou famoso pelo apelido “tornado de turbante”. Ele foi atropelado na segunda-feira (14), em sua cidade natal.
A família afirma que Singh nasceu em 1º de abril de 1911, quando a Índia ainda era colônia britânica. No entanto, ele nunca apresentou certidão de nascimento, o que impediu seu reconhecimento oficial pelo Guinness World Records como o maratonista mais velho da história.
Com sua longa barba branca e carisma, Fauja Singh ganhou destaque ao decidir, aos 89 anos, começar a correr maratonas — inspirado por transmissões de TV. Ele completou provas de 42 km até os 100 anos e participou do revezamento da tocha olímpica em 2004 e 2012.
Sua última corrida foi aos 101 anos, na Maratona de Hong Kong, onde completou um percurso de 10 km em 1h32min.
Segundo seu biógrafo, Singh atribuía sua vitalidade a caminhadas diárias pelo interior e à alimentação simples, baseada em queijo fresco e o tradicional doce indiano laddu.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou a morte. “Fauja Singh foi extraordinário. Inspirou gerações com seu exemplo de vitalidade, disciplina e amor pelo esporte. Sua determinação era única”, publicou nas redes sociais.