Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
24 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Internacional

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos em acidente de trânsito na Índia

  • julho 15, 2025
  • 2 min read
Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos em acidente de trânsito na Índia

Fauja Singh, indiano conhecido como o corredor mais velho do mundo, morreu aos 114 anos em um acidente de trânsito na Índia. A informação foi confirmada nesta terça-feira (15) por seu biógrafo, Khushwant Singh.

Nascido em Beas, no estado de Punjab, Singh era de nacionalidade britânica e ficou famoso pelo apelido “tornado de turbante”. Ele foi atropelado na segunda-feira (14), em sua cidade natal.

A família afirma que Singh nasceu em 1º de abril de 1911, quando a Índia ainda era colônia britânica. No entanto, ele nunca apresentou certidão de nascimento, o que impediu seu reconhecimento oficial pelo Guinness World Records como o maratonista mais velho da história.

Com sua longa barba branca e carisma, Fauja Singh ganhou destaque ao decidir, aos 89 anos, começar a correr maratonas — inspirado por transmissões de TV. Ele completou provas de 42 km até os 100 anos e participou do revezamento da tocha olímpica em 2004 e 2012.

Sua última corrida foi aos 101 anos, na Maratona de Hong Kong, onde completou um percurso de 10 km em 1h32min.

Segundo seu biógrafo, Singh atribuía sua vitalidade a caminhadas diárias pelo interior e à alimentação simples, baseada em queijo fresco e o tradicional doce indiano laddu.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou a morte. “Fauja Singh foi extraordinário. Inspirou gerações com seu exemplo de vitalidade, disciplina e amor pelo esporte. Sua determinação era única”, publicou nas redes sociais.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *