
Mil pacientes que estão na fila de espera realizarão as cirurgias de catarata no hospital de Cacequi. São pacientes dos 24 municípios que integram a área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Esses procedimentos devem ser feitos até o fim do ano.
Conforme o coordenador regional Rodrigo Reis, essas cirurgias serão bancadas por recursos governo federal destinados em 2023. A realização em Cacequi foi definida pelo fato de que na época o Centro Regional de Oftalmologia (Associação Santo Onofre) daquela cidade foi a instituição que se credenciou para o serviço. Reis lembra que no ano passado foram realizadas em Cacequi 1,2 mil cirurgias de catarata.
A triagem dos pacientes é feita por meio do Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), voltado ao gerenciamento de internações hospitalares, enquanto o Gercon administra consultas com especialistas e procedimentos de alta complexidade. Ambos têm como objetivo aprimorar o acesso ao SUS, organizar filas de espera e proporcionar um acompanhamento mais eficiente dos pacientes. “Pegamos as mil cirurgias atrasadas desde 2023 e os municípios estão contatando as pessoas para ver quem ainda está necessitando. Assim será fechado o número de mil. O transporte fica por conta dos Municípios. Em Cacequi são feitas até cem cirurgias por dia”.
Reis ressalta que o tempo médio de espera é de 12 a 18 meses. “Em 2024, eram cerca de três mil na fila. Foram feitas 1,8 mil. Em 2025, voltou a três mil. Quando a fila anda,muita gente que poderia fazer por convênios como o IPE, nota que a fila está andando e espera para fazer pelo SUS. Muita gente também procura o serviço quando a situação já está bem complicada”, avalia.
Com relação a cirurgias de traumatologia, foram feitas recentemente 70 procedimentos no Hospital Regional das Missões. A meta é realizar 400 até o fim do ano, de acordo com o coordenador regional. O coordenador observa que neste ano o Estado colocou R$ 260 milhões em recursos do SUS Gaúcho e para o ano que vem são esperados mais de R$ 700 milhões.
Números da Coordenadoria mostram que em 2019 foram realizados 11.660 procedimentos cirúrgicos, com e sem internação, no Hospital Regional das Missões para pacientes de Santo Ângelo. Em 2024, foram 21.170 procedimento0s e neste ano, até junho, já haviam sido feitos 12.072 procedimentos.

