Lavar roupa de graça: governo anuncia 17 lavanderias públicas em todo o país

O governo federal anunciou um investimento de R$ 13 milhões na implantação de 17 lavanderias públicas e comunitárias pelo país. O objetivo é aliviar a sobrecarga das mulheres e o reduzir o tempo consumido pelo trabalho doméstico.
O projeto faz parte da Política Nacional de Cuidados, sancionada em dezembro de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As lavanderias públicas contarão com sala multiuso para cursos e oficinas, brinquedoteca e recepção.
“Quando liberamos tempo para as mulheres, estamos devolvendo dignidade, autonomia e oportunidade de participação plena na sociedade. Não se trata apenas de lavar roupas, mas de mudar uma cultura e garantir justiça de gênero”, defende a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
A primeira unidade foi inaugurada em maio de 2025, em Caruaru, Pernambuco, com investimento de R$ 471,8 mil. O governo firmou convênios para implementar novas lavanderias públicas no Rio de Janeiro, Piauí, Ceará e Bahia.
Para usar as máquinas, o cidadão precisa fazer agendamento na lavanderia e estar inscrito no CadÚnico. Apesar do projeto ser pensado para as mulheres, os homens também podem participar.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres dedicam em média 21,3 horas semanais às tarefas domésticas, enquanto os homens dedicam 11,7 horas. A jornada é ainda maior para mulheres negras, idosas e de baixa renda.
As lavanderias públicas contam com áreas de lavagem e secagem, além da sala multiuso, brinquedoteca e recepção. O espaço deve abrigar atividades formativas em temas como economia e divisão justa do trabalho doméstico, assim como ações culturais e de lazer.
O governo destaca que as lavanderias públicas serão equipadas com máquinas de alta eficiência para reduzir o consumo de água e energia. O projeto pretende diminuir os gastos das famílias com as contas de água e luz em casa.
Fonte: NDMAIS

