Lamaçal deixado pelas obras do esgotamento sanitário

Até agora as reclamações e até xingamentos aos serviços prestados por uma empresa terceirizada de Santa Maria, que realiza as obras de esgotamento sanitário, não deram resultados.
Em frente ao Colégio Tiradentes, próximo do Ginásio Marcelo Mioso, a obra inacabada por causa da chuva, provocou um lamaçal de lado a lado, que até os carros andavam resvalando e andando em forma de zigue-zague.
Num outro ponto da cidade, o bico de um carro afundou numa das valetas com terra solta. Empinou ontem ao meio-dia em meio a uma chuva torrencial. O motorista teve que ficar dentro do veículo por quase meia hora para só então ser socorrido.
Esses temas vão ferver literalmente durante a audiência pública solicitada pelo vereador Carlos Gromoski e que será realizada na próxima, às 9 horas, na Câmara de vereadores.
Outro tema serão as reclamações quanto a entrega das contas de água.
Criatec é a primeira escola técnica em audiovisual e economia criativa da rede estadual
É um marco o que ocorreu nesta semana em Porto Alegre e certamente vai trazer reflexos em todo o Estado. Com projeto elaborado pelas secretarias da Cultura e da Educação, a rede de ensino gaúcha ganhou a Escola Técnica em Audiovisual e Economia Criativa (Criatec), a primeira do gênero no sistema público. “É um setor que movimenta a economia e gera muitos empregos. Em 2020, a economia criativa foi responsável por movimentar mais de R$ 8,3 bilhões no PIB gaúcho”, destaca o secretário estadual da Cultura, deputado Eduardo Loureiro.
A Criatec, que já está funcionando num prédio de uma antiga escola, oferece formação profissional e capacitação técnica nas áreas de atuação que envolvem o campo audiovisual, como produção cultural, montagem e criação de produtos multimídias e fomento à economia criativa. Serão inicialmente três cursos técnicos de onde sairão operadores de áudio, editores de vídeo, operadores de câmera, assistentes de estúdio de vídeo, assistentes de roteiro, editores de projeto visual gráfico, assistentes de estúdio e animadores e modeladores 3D.
Um dado apurado em Porto Alegre no ano de 2022 ilustra bem a importância da Criatec. Naquele ano, 24,7% dos postos de trabalho gerados na Capital gaúcha foram vinculados à economia criativa.
Professora fora da lei
Nada menos do que 14 anos de cadeia em regime fechado foi o que restou para uma professora de uma escola do litoral que durante mais de um ano estuprava um aluno adolescente de 13 anos.
A professora é casada e mãe de três filhos e disse que ficou “encantada” com o porte físico do guri. A polícia descobriu mensagens íntimas entre os dois, inclusive, fizeram uma viagem sozinhos, sem que a família do menino soubesse.
O caso se tornou quase público porque as carícias da professora eram voluptuosas e trocadas dentro do ambiente escolar. A “profe” disse que o relacionamento foi consensual, mas o guri afirmou que era sob pressão. O guri salientou que se sentia forçado e relatou que a professora mentiu para ele, dizendo que estava grávida, usando o argumento como forma de manipulação.
Agora vai para cadeia.
Geração Whatts
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, oficializou para o ano que vem as mesmas medidas atuais para alunos que serão reprovados em até quatro disciplinas.
Como prêmio, eles vão ter o “direito” de passar de ano, com a promessa de que no ano seguinte irão recuperar os conteúdos que não aprenderam no ano anterior.
É quase inacreditável esse tipo de benesse, premiando com passagem de ano quem não se esforçou como deveria. O que ocorre muitas vezes quando o aluno promete recuperar os conteúdos passados em que foi reprovado, ir à Missa aos domingos e mentir para a professora que esteve estudando em casa. Não é por nenhum outro motivo que muitos candidatos que chegam ao vestibular sem saber quanto é 4 x 4 e escrevem palavras comuns, como sal, com ç.
É a conhecida geração whatts que está levando a educação aos píncaros, mas píncaros do abismo.
Gre-Nal da Solidariedade
Não é um Gre-Nal de futebol de campo, mas um Gre-Nal de solidariedade para salvar vidas. Este é o propósito do 14º Gre-Nal da Solidariedade para doar sangue que o Hospital de Clínicas de ijuí estará realizando nos próximos dias. Nas 13 ediçõe anteriores, os gremistas foram os campeões de doação.
Neste ano, além de ajudar vidas, os doadores vão receber prêmios como camisetas autografadas pelos jogadores do Grêmio e Internacional, além de camisetas personalizadas da promoção.
Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos, com peso mínimo de 50 quilos e ter dormido no mínimo seis horas antes da doação.
Um Gre-Nal espetacular!

