Justiça derruba liminar e novas regras da CNH no Brasil serão mantidas

As novas regras da CNH voltaram a ser aplicadas em todo o país após decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
O magistrado autorizou novamente a validade da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que altera o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, derrubando a suspensão imposta anteriormente pela Justiça Federal do Mato Grosso.
A paralisação das normas havia ocorrido após questionamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), que alegou falta de prazo para adaptação e inexistência de regras de transição, o que, segundo o órgão, poderia comprometer o atendimento à população. As informações são do Correio 24 Horas.
Ao analisar o recurso apresentado pela União, o presidente do TRF-1 entendeu que as novas regras da CNH podem entrar em vigor de forma imediata, uma vez que não há exigência legal de prazo mínimo para implementação desse tipo de resolução administrativa. Na decisão, divulgada pelo Ministério dos Transportes, o magistrado destacou que as novas regras da CNH já vinham sendo aplicadas em outros estados sem maiores prejuízos ao sistema.

