
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (9), o edital do processo seletivo do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 14 a 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br).
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Neste ano, somando os dois semestres, o MEC está oferecendo mais de 112 mil vagas por meio do programa. Do total, 67.301 serão oferecidas no primeiro semestre, e 44.867 na segunda metade do ano.
Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
Classificação
A seleção será feita com base nas notas do Enem, respeitando os seguintes critérios de prioridade:
- Quem ainda não concluiu o ensino superior e nunca usou o Fies;
- Quem ainda não concluiu o ensino superior, já usou o Fies e quitou a dívida;
- Quem já concluiu o ensino superior e nunca utilizou o Fies;
- Quem já concluiu e já utilizou o Fies, tendo quitado a dívida.
Resultado e lista de espera
O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre 30 de julho e 1º de agosto.
Quem não for convocado na chamada única estará automaticamente na lista de espera, que será utilizada entre 5 de agosto e 19 de setembro para preencher as vagas remanescentes.
Os candidatos devem acompanhar os prazos e orientações no edital para garantir a participação no processo seletivo.