Incêndio destrói guarita e acervo histórico no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, em São Luiz Gonzaga

Uma parte importante da memória missioneira foi destruída na madrugada desta segunda-feira, dia 8, após um incêndio atingir a guarita do Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, no interior de São Luiz Gonzaga. As chamas consumiram documentos, materiais históricos e a estrutura que servia de referência no local, considerado um dos pontos mais simbólicos das antigas reduções jesuíticas.
O espaço, que está sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, guardava artefatos da redução fundada em 1690, integrante dos Sete Povos das Missões. Móveis e eletrodomésticos que estavam na guarita também foram destruídos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado ainda durante a madrugada, mas encontrou o prédio tomado pelo fogo. As equipes realizaram o rescaldo e eliminaram focos remanescentes para evitar que as chamas se espalhassem. A estrutura foi completamente consumida, restando apenas escombros. Uma perícia foi iniciada para apurar as causas do incêndio. O resultado deve indicar se houve ação criminosa ou falha elétrica.
Fonte: SB News

