Idoso do RS cai em golpe do amor ao achar que se relacionava com médica do Afeganistão

Um idoso perdeu R$ 2,5 mil ao pensar que estava se relacionando com uma médica do Afeganistão pelas redes sociais há cerca de duas semanas, em Porto Alegre. O caso do crime conhecido como golpe do amor foi descoberto graças a um novo tipo de atendimento da Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR), instalada na área de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
Golpe do amor ou estelionato sentimental é a simulação de um relacionamento amoroso ou afetivo com o objetivo de enganar a vítima e conseguir dinheiro, bens ou outros benefícios. O golpista se vale da carência e da confiança da vítima para justificar os pedidos.
De acordo com a delegada Roberta Bertoldo, o homem de 62 anos procurou a DPTUR após transferir o valor via Pix e perder o contato com a mulher. Ele relatou que a suposta médica alegava que estava com uma bagagem retida na alfândega do terminal aéreo e que a liberação só ocorreria mediante pagamento.
Em uma das conversas, a mulher falou que enviaria uma bagagem com roupas ao aeroporto de Porto Alegre para que o homem a buscasse, pois pretendia viver no RS. Dias depois, um outro número entrou em contato sinalizando que o despacho estava retido e que era necessário o pagamento de supostas taxas. Desconfiado, ele não transferiu o valor, mesmo diante da insistência, e acionou a polícia.
“Pessoas de uma idade maior passam a se relacionar por WhatsApp ou Instagram, e geralmente é alguém de fora do país. Essas situações de carência afetiva também desembocam aqui”, relata.
Embora as vítimas registrem ocorrências contra os golpistas, a delegada esclarece que a principal recomendação nesses casos é a prevenção: desconfiar e não realizar transferências para desconhecidos.
“É bastante difícil de rastrear. São números adquiridos para aquele momento, nunca estão no nome correto da pessoa, sempre são usados dados falsos. É uma rede golpista que se faz valer da carência sentimental”, alerta.
Fonte: G1RS

