
O vice-governador Gabriel Souza anunciou, nesta sexta-feira (25/4), um repasse de R$ 2,2 milhões para a reforma da maternidade e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do Hospital Santo Ângelo. Os recursos fazem parte do programa Avançar Mais na Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Durante o anúncio feito nas dependências do hospital, o vice-governador destacou a importância do investimento. “A nova unidade é essencial para acolher bebês que não precisam de terapia intensiva, mas que exigem cuidados específicos. É um avanço significativo para a região das Missões e para toda a macrorregião Noroeste. Vamos atender uma demanda antiga e qualificar ainda mais o cuidado neonatal”, afirmou.
Com a reforma, a maternidade deixará de atuar exclusivamente como centro de parto normal e passará a funcionar como um Centro Obstétrico, ampliando os serviços prestados, incluindo a realização de cesarianas. A mudança deve proporcionar mais conforto e eficiência nos atendimentos. A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal também permitirá a internação de recém-nascidos que necessitam de cuidados, respondendo a uma carência da rede regional.
O Hospital Santo Ângelo é referência para 24 municípios que integram a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. (CRS)
“É uma prioridade qualificar a maternidade e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do Hospital Santo Ângelo, que é uma importante referência no atendimento de gestantes de alto risco na região”, avaliou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Para o provedor do hospital, Renato Salzano, as melhorias terão impacto direto na qualidade do atendimento. A instituição, que atende uma população estimada em 300 mil pessoas, conta com 166 leitos e 617 profissionais, sendo 149 médicos.
Até 2024, Santo Ângelo já havia sido contemplado com aproximadamente R$ 10 milhões do programa Avançar Mais na Saúde, destinados ao Hospital Regional das Missões.
Fonte: gov/rs