Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de setembro de 2025
Rádio AO VIVO
Estado Segurança

Grupo especializado no furto de caminhões no RS e extorsão das vítimas é alvo de ação da polícia

  • setembro 11, 2025
  • 3 min read
Grupo especializado no furto de caminhões no RS e extorsão das vítimas é alvo de ação da polícia

Em setembro de 2023, a Brigada Militar (BM) descobriu em Viamão, na Região Metropolitana, um galpão aparentemente abandonado que funcionava como QG de desmanche de caminhões. Com a porta entreaberta, policiais flagraram três homens desmontando um veículo furtado. Era o início da revelação de um esquema estruturado e complexo.

Nesta quinta-feira (11), a Polícia Civil deflagrou a Operação Truck Hunters contra o grupo, apontado como um dos mais organizados e especializados em furto de caminhões do Estado. A ação é conduzida pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Cargas e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, do Deic, com apoio da inteligência do Comando de Policiamento Metropolitano da BM.

Ao todo, 19 pessoas foram presas. Também houve apreensão de um caminhão, armas e drogas. A ofensiva cumpre 28 mandados de prisão preventiva e 50 de busca e apreensão em diferentes cidades.

Segundo a investigação, a organização criminosa agiu por mais de dois anos, aterrorizando caminhoneiros e empresários de transporte e logística. O esquema envolvia furtos, extorsão e desmanche em escala industrial.

— Havia planejamento, inteligência e monitoramento dos veículos. Depois do furto, os criminosos contatavam as vítimas e exigiam de R$ 10 mil a R$ 80 mil para devolver o caminhão. Se não houvesse pagamento, o veículo era desmanchado — explicou o delegado Gabriel Lourenço, do Deic.

A polícia aponta que o grupo mantinha diversos galpões alugados na Região Metropolitana. Em até 12 horas, um mecânico especializado desmontava completamente os caminhões. As peças eram catalogadas e repassadas a receptadores.

Entre os alvos da operação está o dono de uma empresa de guinchos em Guaíba, acusado de ser um dos principais receptadores. Segundo a polícia, ele utilizava as peças furtadas em sua própria frota.

Os criminosos monitoravam caminhões, usavam rádios comunicadores e chaves micha, além de desativar rastreadores antes da fuga. Em alguns casos, furtavam veículos carregados, com rações ou eletrônicos, e também extorquiam as vítimas pela devolução da carga.

A polícia afirma que o grupo tem vínculos com uma facção do Vale do Sinos, com atuação em todo o Estado. Os suspeitos responderão por organização criminosa, furto qualificado, extorsão e falsificação de documentos.

Desmanches descobertos

A investigação começou em 5 de setembro de 2023, após denúncia anônima. Policiais do 18º BPM flagraram três suspeitos desmontando um caminhão Cargo em um galpão em Viamão. No local, havia dois caminhões adulterados, um reboque e ferramentas específicas para desmanche.

Duas semanas depois, em 29 de setembro, outro galpão foi encontrado na RS-020, em Gravataí. Nele, estava um caminhão Mercedes-Benz 712 C, que também seria desmontado.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *