
O governo do Rio Grande do Sul vistoriou, de sábado (17) até segunda (19), 459 propriedades rurais no raio de até dez quilômetros do foco de gripe aviária em Montenegro, no Vale do Rio Caí.
O número representa 84% do total de propriedades que precisam ser visitadas pelas equipes de Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação na região.
A instalação de sete barreiras sanitárias foram finalizadas na segunda (19) e estão em funcionamento 24h por dia. A partir desta terça (20), as equipes revisitarão as propriedades rurais com a presença de aves, seguindo as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária.
A gripe aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos. A transmissão acontece pelo contato com aves doentes e por meio da água e materiais contaminados.
O Serviço Veterinário do RS reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro. Não há qualquer restrição nesse sentido.
Todas as suspeitas da doença (sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves) devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio do sistema e-sisbravet ou (51) 98445-2033.
Fonte: Governo do RS