Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
15 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Política

Governo lança plano “Brasil Soberano” para apoiar empresas afetadas por sobretaxa dos EUA

  • agosto 13, 2025
  • 2 min read
Governo lança plano “Brasil Soberano” para apoiar empresas afetadas por sobretaxa dos EUA

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) a primeira parte do pacote “Brasil Soberano”, criado para apoiar empresas impactadas pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos à entrada de produtos brasileiros.

Principais medidas:

  • Linha de crédito de R$ 30 bilhões, condicionada à manutenção de empregos.

  • Prorrogação por um ano do prazo para exportar mercadorias com insumos beneficiados pelo regime “drawback”.

  • Diferimento de impostos para empresas mais afetadas.

  • Crédito tributário para exportadores, com alíquota de até 3,1% para grandes e médias empresas e até 6% para micro e pequenas, com impacto estimado em R$ 5 bilhões até 2026.

  • Ampliação do acesso a seguros de exportação, especialmente para pequenas e médias empresas.

  • Compras públicas prioritárias de produtos atingidos pela tarifa, voltadas a programas de alimentação de União, estados e municípios.

  • Diversificação de mercados para reduzir a dependência dos EUA.

Foi criada ainda a Câmara Nacional de Acompanhamento do Emprego, que fiscalizará obrigações trabalhistas e proporá ações para preservação de postos de trabalho.

Reações
A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que as medidas representam “a defesa da soberania nacional” e classificou a sobretaxa como “chantagem”. O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o uso do “drawback” para reduzir custos e defendeu que compras governamentais priorizem empresas afetadas. O presidente da CNI, Ricardo Alban, anunciou ações jurídicas e lobby nos EUA.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a medida americana é “injustificável” e inédita, e Lula reforçou que não haverá retaliação imediata. Segundo ele, “não existiam razões para o Brasil ser taxado” e “a crise deve servir para criar soluções”.

A MP que viabiliza as medidas entra em vigor com a publicação no Diário Oficial, mas precisará ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias. As sobretaxas estão em vigor desde 6 de agosto e, segundo auxiliares de Lula, Donald Trump condiciona negociações ao encerramento de processos contra Jair Bolsonaro no STF.

Sem acordo com os EUA, o governo busca ampliar exportações para países como Índia, Rússia e China.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *