Governo do Estado entrega 44 equipamentos agrícolas a 20 municípios gaúchos

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), realizou nesta segunda-feira (20) a entrega de 44 equipamentos agrícolas para 20 municípios do Estado.
Os itens foram adquiridos com recursos de emendas da bancada federal gaúcha e emendas individuais, e a entrega ocorreu na sede do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos de Água (Dinfra), em Esteio.
Participaram do ato o diretor-geral da Seapi, Márcio Amaral, o diretor do Dinfra, Darci José Lauermann, e a assessora técnica da Casa Civil, Magda Maciel Bueno.
Equipamentos e investimento
Do total de equipamentos entregues, 40 são carretas agrícolas, uma ensiladeira, uma enxada rotativa e duas plantadeiras, somando cerca de R$ 903,9 mil em investimentos.
Os implementos fazem parte de emendas parlamentares referentes aos anos de 2020 a 2023, que ainda estavam pendentes de execução.
Apoio ao desenvolvimento rural
A iniciativa integra a política pública de apoio ao desenvolvimento rural no Estado, viabilizada por convênios firmados entre o governo e os municípios. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e melhorar as condições de produção no campo.
Segundo o diretor-geral da Seapi, Márcio Amaral, a distribuição atende a uma demanda recorrente das prefeituras.
“A entrega desses equipamentos vem ao encontro de uma necessidade que os municípios sempre têm, que é fomentar a agricultura familiar, que demanda atenção especial. As carretas agrícolas servem para a produção de silagem e para o desenvolvimento de rebanhos bovinos e ovinos”, destacou Amaral.
Municípios contemplados
Os municípios beneficiados são: Alegrete, Barracão, Encruzilhada do Sul, Engenho Velho, Gaurama, Jóia, Machadinho, Manoel Viana, Marcelino Ramos, Novo Barreiro, Pinhal Grande, Rondinha, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Augusto, Santo Expedito do Sul, Sete de Setembro e Tupanciretã.
As prefeituras receberão os equipamentos por meio de contratos de cessão de uso com a Seapi.

