Gênero nos diplomas e certificados
O bacharel Adão, a bacharela Eva… Bacharela para mulher? Sim, é o correto, o legal. Comprovação? A Lei nº 12.605 de 3 de abril de 2012 determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas. Com esta lei, a presidenta da República fez saber que o Congresso Nacional decretou e ela sancionou a lei em três artigos: Art. 1º – As instituições de ensino públicas e privadas expedirão diplomas e certificados com a flexão de gênero correspondente ao sexo da pessoa diplomada, ao designar a profissão e o grau obtido. Art.2° – As pessoas já diplomadas poderão requerer das instituições referidas no Art. 1° a reemissão gratuita dos diplomas, com a devida correção, segundo regulamento do respectivo sistema de ensino. Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 3 de abril de 2012; 191 º da independência e 124º da República. Assinam-na Dilma Rousseff, Aloísio Mercadante e Eleonora Menicucci de Oliveira.
Uso de a e há em questões de tempo. Usa-se a em relação ao tempo futuro. Daqui a um ano entrarei na faculdade. Daqui a quatro meses estarei comemorando mais um ano de vida na Terra. Daqui a dois dias termina este mês em que se ouviu e viu tantas coisas neste mundo cheio de incógnitas e sofrimentos. E usa-se há em relação ao tempo passado. Há um ano entrei na faculdade. Há uma hora estive no centro da cidade tomando com alguns colegas antigos no magistério um chope Itaroquém. Há uma hora choveu. Há dias que não chove. Há meses neste ano que fez semanas de calor intenso e de baixa umidade no ar. E em termos de distância? Também se usa a para distância daqui para lá, do presente ao futuro. Entre-Ijuís está a quatro quilômetros de Santo Ângelo. Cerro Largo está a vinte quilômetros de Guarani das Missões. E distância passada? Há. Estamos em Giruá, portanto estamos há quarenta quilômetros de Santo Ângelo. Estamos em Giruá, portanto estamos a vinte quilômetros de Santa Rosa. Síntese: a para tempo e distância futura e há para tempo e distância passada.
Pronúncia de adrede é aberta (é) ou fechada (ê)? Fechada. Significa de propósito, de caso pensado, propositadamente e afins. Depois de adrede não se usa de. Na árvore adrede plantada perto da fogueira foram colocadas laranjas, milho verde… Eram antigos marginais adrede preparados para assaltar carros-fortes e bancos. Trump adrede escolhido para fazer com Elon Musk e os demais membros do gabinete o que fizeram, estão fazendo e farão, lá e no mundo, neste e noutros anos tão sofridos. Assim, gente, esta sugestão: Dicionário de Pronúncia Correta, de Luiz Antonio Sacconi, traz centenas de pronúncias corretas de palavras no singular e no plural. Merece leitura de todos.