Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
27 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Cidade Plantão

“Estou aqui por 62 crianças, 62 mães e pais”, diz mãe de criança atendida pelo Centro Missioneiro de Equoterapia

  • agosto 27, 2025
  • 3 min read
“Estou aqui por 62 crianças, 62 mães e pais”, diz mãe de criança atendida pelo Centro Missioneiro de Equoterapia

Atualmente o local atende 62 crianças e está com atividades paralisadas desde o início da semana por falta de pagamento dos recursos repassados para os cinco profissionais que atuam no local. Conforme a associação, o valor de R$ 20 mil reais, deve ser pago até o dia 10 de cada mês, em julho não foi realizado, e neste mês segue em atraso.

Em entrevista ao Grupo Missões no programa Rádio Visão desta quarta-feira (27), Fernanda Martins, mãe do pequeno Kassio de três anos, diz que a luta com o filho tem sido diária, porém já consegue enxergar a melhora no quadro do menino. O último atendimento dele foi na sexta-feira (22). Emocionada, relembra que o atendimento tem sido um divisor de águas na vida do filho. “Ele pegou na mão da fisioterapeuta, e convidou ela pra ir até o cavalo. Ele nunca tinha feito isso”, contou a mãe.

Para a mãe, essa é uma luta de todos. “Estou aqui por 62 crianças, 62 mães, 62 pais, são quase 300 pessoas que ficam sem um retorno, é gratificante ver a evolução dele, e agora tem que encerrar é frustrante”, afirmou Fernanda.

A vereadora Andreia Bernardi reforçou que os cinco profissionais são contratados pela Associação de Pais e Amigos do Centro Missioneiro de Equoterapia, e a prefeitura é a responsável por repassar aos profissionais mensalmente.

“Dentro do marco regulatório tem um documento muito bem articulado, que reforça essa parceria, essa reposição de recurso que até o 10º dia do mês deve ser repassado aos funcionários para que recebam o salário”, ressalta Andreia.

“O grau dele é severo, e ele teve uma evolução muito grande na equoterapia”. É assim que Rizza Reis, mãe do Davi autista grau três define o avanço do filho de nove anos. De acordo com Rizza, a criança que tem epilepsia apresentou evoluções na coordenação motora, força muscular e equilíbrio.“Nós estamos aqui hoje para lutar por isso, a associação é filantrópica e nós precisamos da ajuda do poder público para manter as atividades, é questão de saúde”, ressalta Rizza.

PREVISÃO DE PAGAMENTO

O prefeito de Santo Ângelo, Nivio Braz afirmou que a previsão de pagamento dos valores depende da entrada de dinheiro nos cofres da prefeitura. “É um débito com vários fornecedores, nós temos hoje vencidos, com pendências de 20 a 45 dias, R$ 3,2 milhões de atrasos e a equoterapia é uma delas. Alguma coisa da equoterapia será paga ainda nesta semana e o restante na semana que vem”, afirmou Nívio, que ressaltou que o fluxo de caixa é o problema atual da administração pública.

TRATAMENTO
Localizado no Parque da Fenamilho, o Centro Missioneiro de Equoterapia oferece um tratamento terapêutico que utiliza o cavalo como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento físico e emocional de crianças com necessidades especiais, deficiências ou outras condições de saúde. A técnica, que tem mostrado resultados positivos em diversas áreas, busca promover melhorias na mobilidade, no equilíbrio e no bem-estar dos pacientes.

Redação Grupo Missões – Lara Santos 

About Author

Lara Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *