
Na tarde de ontem (20) foi concluída a visita a 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros do foco de influenza aviária, confirmado no município de Montenegro.
Também foi revisitado pelos servidores do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), 19 propriedades dentro do raio de três quilômetros que tem a presença de aves, como determina o Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária.
As sete barreiras sanitárias estão funcionando 24h por dia e já desinfetaram mais de 1.200 veículos. São duas barreiras na BR-386, uma ao norte na RS-124, outra na TF-10 e outras em três estradas vicinais, sendo uma de bloqueio.
Além das ações de vigilância ativa e barreiras de desinfecção, os servidores estão atuando em atividades de educação sanitária, com orientações em escolas e visitas agropecuárias no raio de dez quilômetros do foco.
Durante as atividades de vigilância, foi feita uma coleta em ave de subsistência no município de Montenegro e enviada ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP). O Estado aguarda o resultado do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Fonte: gov/rs