Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
14 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
Cidade Saúde

Doações são essenciais para manter o estoque do Banco de Leite do Hospital Regional das Missões

  • novembro 8, 2025
  • 3 min read
Doações são essenciais para manter o estoque do Banco de Leite do Hospital Regional das Missões

Há dez anos, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional das Missões tem feito a diferença na vida de inúmeros bebês e famílias da região. Micheli Lima, de São Luiz Gonzaga, é uma dessas mães que vivenciam diariamente a importância desse trabalho.

O pequeno Henrique nasceu prematuro, com apenas 28 semanas, e está internado na UTI Neonatal. Enquanto extrai o leite para alimentar o próprio filho, Micheli também compreende o valor de cada gota doada — um gesto que pode garantir nutrição e esperança para outros recém-nascidos que enfrentam a mesma luta pela vida.

A mãe conta que, na primeira vez em que esteve no local, já foi informada de que poderia fazer o esgotamento do leite. Desde então, essa se tornou sua rotina diária, enquanto aguarda o momento de poder alimentar o filho diretamente do peito — o que deve acontecer em cerca de um mês. “Pra mim, é muito importante. Até para ele tomar o meu leite e ter um desenvolvimento mais rápido, é bom saber que podemos contar com isso”, declara Micheli.

Além de ser referência para a UTI Neonatal, que atualmente conta com 10 leitos, o Banco de Leite Humano do HRM também recebe doações de mães da comunidade. São gestos solidários que ajudam a manter o estoque de leite materno, considerado o alimento padrão ouro para o desenvolvimento e a recuperação dos bebês internados.

Conforme a nutricionista responsável pelo Banco de Leite, Morgana Ferreira, a lactante que desejar doar pode se dirigir até o setor para fazer o esgotamento, ou ainda extrair o leite em casa e depois entregar ao banco. A profissional ressalta que a mãe tem até dez dias para realizar a entrega. “A gente passa todas as orientações, entrega um kit especial com tudo que a mãezinha vai precisar, e ela faz a extração em casa, tendo até dez dias para nos trazer”, explica Morgana. O esgotamento também pode ser feito no próprio hospital, com toda a orientação das profissionais do Banco de Leite.

Depois de entregue, o alimento passa pelo processo de pasteurização, etapa que garante a qualidade e a segurança do leite. Por conta de uma reforma no ambiente, esse processo ficou temporariamente paralisado, o que reduziu o estoque. Com o serviço retomado, a equipe agora conta com as doações para repor os volumes e continuar atendendo os bebês da UTI Neonatal.

“Hoje, não temos um estoque grande — não chega a 10 litros — e nossa necessidade é de cerca de 2 litros por dia para cada bebê, para mantermos uma reserva adequada”, contextualiza a nutricionista.

Toda mulher que amamenta e está em boas condições de saúde pode se tornar doadora de leite materno. Para isso, basta procurar o Banco de Leite Humano do Hospital Regional das Missões, onde a equipe orienta e realiza o cadastro das doadoras.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h e das 13h às 16h, e aos sábados, das 7h45 às 11h.

Redação Grupo Missões 

About Author

Lara Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *