Do outro lado do balcão

O que antes era desculpa, agora é justificativa plausível. É assim que está sendo tratada a situação das estradas rurais na Câmara de Vereadores. Mais de 400 milímetros de chuva em poucos dias, máquinas quebras e dificuldades para cumprir o cronograma de obras. Justificativas apresentadas por vereadores da base do governo. E convenhamos, tudo compreensível.
A questão é que até 31 de dezembro do ano passado, nesse mesmo cenário de chuvarada, essas afirmações eram tratadas como “desculpas esfarrapadas” por aqueles que hoje tem a responsabilidade de cuidar das estradas rurais.
E as reclamações são muitas e veementes. De todas as localidades chegam registros de estradas em péssimas condições e os moradores não estão satisfeitos com as “desculpas”, aliás, lembram exatamente o que observei no parágrafo anterior.
A foto do trator puxando um caminhão para sair do atoleiro foi publicada pelo vereador Márcio Antunes (MDB).
Problemas com merenda escolar são denunciados
A vereadora Rosani Stocker (PDT) apresentou uma grave denúncia na sessão de segunda-feira (10) da Câmara Municipal. A reclamação partiu dos membros do Conselho da Merenda Escolar, dando conta da falta cozinheira na Escola Liberato Salzano da Cunha. Com isso, ficou prejudicado o fornecimento de merenda aos alunos.
O problema é tão sério, que os membros do Conselho, em duas visitas à escola, encontraram carne com validade vencida na escola. Isso porque não foi utilizada devido a falha no preparo da merenda.
A solução teria sido o deslocamento de um servente para atuar na cozinha. Enquanto isso, segundo Rosani, uma cozinheira concurso está atuando no setor administrativo da Secretaria Municipal de Educação.
Como sempre observo nesse tipo de situação, trata-se de uma questão de prioridade.
Cinco secretárias em Entre-Ijuís
O prefeito Brasil Sartori empossou nesta semana a nova secretária de Fazenda e Planejamento, Deise Caroline Dala Rosa da Silva. Quando fala-se muito em valorização das mulheres, chama a atenção que das sete secretarias municipais de Entre-Ijuís, cinco são comandadas por mulheres.
Além da Fazenda e Planejamento, as mulheres comandam ainda as secretarias Geral e Administração (Vitória Damião); Agricultura, Indústria e Comércio (Márcia Kusler); Assistência Social (Jhessica Muller da Silveira) e Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Regina Aparecida Machado). Lawrence Uggeri Pizetta na Saúde e Daltro da Silva Moura na Secretaria de Transportes e Obras Públicas completam o primeiro escalão do governo liderado por Brasil Sartori.
Buraqueira segue, mas agora com aviso
Na coluna anterior, falei sobre as críticas aos buracos nas ruas da cidade. E na sessão de segunda-feira (7), o vereador Márcio Antunes (MDB) abordou o tema e foi duro nas críticas. Segundo ele, são muitos os locais onde o asfalto está com muita precariedade.
Entretanto, Márcio destacou um ponto. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano não consegue resolver os problemas da buraqueira, mas pelo menos está colocando placas nas ruas para alertar que as condições das ruas são críticas. Um “avanço”.
Ressonância no HRM
A direção do Hospital Regional das Missões (HRM) pretende realizar um ato para marcar a entrada em funcionamento do aparelho de ressonância magnética, que recebeu recurso superior a R$ 5 milhões do Estado. A ideia era realizar o evento na próxima semana. O secretário estadual de Cultura, deputado Eduardo Loureiro, que articulou o repasse da verba, trabalha para que o governador Eduardo Leite esteja presente.
Entretanto, por motivos técnicos operacionais, o ato de inauguração ainda não tem data para ocorrer. A direção do HRM espera pelo aval da parte técnica para agendar o evento.
Aeroporto
O Aeroporto Regional Sepé Tiaraju está contando com apenas um caminhão do Corpo de Bombeiros. O fato tem chamado a atenção de algumas pessoas e o responsável pelo setor de rádio do Aeroporto, Paulo Dalla Porta, confirmou o fato.
O segundo caminhão foi levado para o Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, há cinco meses. Se der problema no caminhão que está no Aeroporto local, os voos terão que ser cancelados. Esse é o risco.
Perguntar não ofende
Vando Ribeiro (PSDB) pediu para população ficar atenta para vereadores que votam contra a saúde pública. Como alguém pode ser contra a saúde pública?
Só para lembrar
A Bandeira Nacional já está tremulando na Avenida Ipiranga. A iluminação no trecho final em direção a ERS-344 também foi restaurada. A buraqueira segue impávida.
Para refletir
“A política é uma guerra sem derramamento de sangue, e a guerra uma política com derramamento de sangue”.