Dívida com o FABS é pepino, dos grandes, mas conhecido
Embora não tenha detalhado, na explanação sobre a dívida do Município, o prefeito Nívio Braz certamente levou em consideração o Fundo de Aposentadoria e Benefício dos Servidores (FABS). Fundos de aposentadoria são drama nacional. A demora na compensação atuarial criou sistemas com muitos problemas. Além das alíquotas normais, os municípios precisam pagar alíquotas extras.
O cálculo atuarial apontava um passivo superior a R$ 500 milhões do FABS. Com a nova alíquota de compensação deve ter aumentado significativamente. Não é uma dívida deixada pela gestão anterior, é uma situação preocupante que perpassa todos os gestores que passaram pelo Município.
Porém, isso era de conhecimento de quem acompanha as questões da gestão municipal. Todos os que concorreram à Prefeitura no ano passado tinham pleno conhecimento e chegaram a se manifestar sobre isso.
Portanto, alegar surpresa ou desconhecimento não cabe. O que cabe é o gestor apresentar alternativas para superar ou mitigar essa dificuldade. E com choro não vai resolver.
Gestão e não política
Dizer que as denúncias envolvendo a paralisação dos atendimentos da equoterapia por atraso no pagamento dos profissionais são meramente questões políticas é subestimar a inteligência das pessoas.
Mudança de postura
Engraçado ver que quem aplaudia vereador que ficou quatro anos ofendendo a todos agora querem tolerância zero em qualquer discussão. Aliviaram até denúncia de assédio. É bom lembrar.
Privilégio e impunidade
Parte do Congresso Nacional segue sendo uma verdadeira vergonha para o país. Não satisfeitos em votar contra os trabalhadores, deixando de aprovar medidas que beneficiam quem mais necessita, insistem em medidas absurdas como a tal PEC da Blindagem.
O povo pode não ter a noção completa do que se trata, mas deveria estar atento. A PEC prevê que parlamentares não poderão ser investigados em qualquer situação sem que a autorização do Congresso Nacional. E a votação para autorizar ou não seria secreta.
Se for aprovada, deputados e senadores que cometeram crimes serão comunicados antes do início da concreta investigação e assim, terão tempo para fazer com que provas desapareçam.
Privilégio e impunidade. É só o que essa turma quer. Além, lógico, de atrapalhar a vida da população.
Mamata
Me esqueci ainda dos absurdos das mamatas que cercam esses parlamentares. Que costumam atacar a defesa de direitos dos trabalhadores. É fácil ser contra a mudança, por exemplo, do sistema 6×1, afinal a escala da maioria é 2×5 ou no máximo 3×7.
Trânsito confuso
Todos entendem a necessidade e a importância da ampliação da rede de esgotamento sanitário, cuja obra está sendo realizada no cruzamento entre as avenidas Brasil e Getúlio Vargas. Todavia, é preciso dar uma atenção para o trânsito.
Com o fechamento de vias e a interrupção parcial da rótula, algumas manobras perigosas estão sendo registradas, como a circulação de veículos de grande porte pela contramão, sem qualquer orientação de trânsito. É preciso ter algum tipo de controle de trânsito pela Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana.
O controle precisa ser feito principalmente nos horários de fluxo, como os de entrada e saída de alunos do Colégio Teresa Verzeri, quando o movimento fica intenso.
E a conclusão das obras ainda vai demorar.
Rodoviária e as necessárias adequações
Depois de mais de 50 anos, a Estação Rodoviária de Santo Ângelo deixou o Bairro Oliveira e passou a ocupar um novo espaço. A família proprietária do imóvel onde estava estabelecido o serviço anunciou ainda em 2023 a intenção de venda, o que acabou se concretizando em julho deste ano.
Mesmo que desde lá já tivesse iniciado a busca por um novo espaço, a situação não era simples. São muitos os critérios a serem atendidos. Por se tratar de uma concessão pública, o novo espaço tem que atender todos os requisitos do Daer. Encontrar um espaço adequado, com acesso facilitado à ERS-344, ponto de entrada e saída dos ônibus é difícil.
Da nova sede, o que penso ser mais complicado é prover o acesso dos ônibus pelos fundos do terreno onde está a rodoviária. Exige a construção de uma ponta e adaptação de ruas estreitas para esse tipo de veículo. O investimento alcançaria R$ 2 milhões. E de onde sairia esse dinheiro?
Perguntar não ofende
Qual a razão da insistência em mudar o plano diretor, mesmo com o alerta muito claro do MP?
Só para lembrar
A chamada anistia ampla, geral e irrestrita que baseou a redemocratização é o maior erro da história brasileira. Esse perdão ilimitado livrou criminosos, de todos os lados, mas diretamente torturadores e assassinos do regime. E isso é estímulo para novas tentativas de golpe, como aliás, a que está sendo julgada.
Para refletir
“A corrupção é muito antiga no Brasil. As contas que o Cabral trocou com os índios já não fechavam.”
Luís Fernando Veríssimo