
A Diocese Angelopolitana desenvolverá uma programação especial para comemorar os 400 anos da chegada dos jesuítas ao Rio Grande do Sul. Foi formada uma comissão encarregada de organizar as atividades comemorativas do Quadricentenário da Evangelização.
A data será celebrada no dia 3 de maio de 2026, lembrando a travessia do Rio Uruguai pela comitiva liderada pelo padre Roque Gonzales e seus companheiros, dando início ao primeiro ciclo das Missões Jesuítico-Guarani.
A comissão é composta por lideranças pastorais das seis foranias da Diocese, além do bispo diocesano, dom Liro Meurer; do coordenador diocesano de Pastoral, do Ecônomo da Diocese e representantes da Companhia de Jesus. Durante a 92ª Romaria Diocesana ao Santuário dos Mártires de Caaró, marcada para 16 de novembro deste ano será lançado o “ano jubilar”. A proposta é que, ao longo do ano jubilar, um quadro-relicário contendo relíquias dos Santos Mártires das Missões percorra as 827 comunidades das 40 paróquias da Diocese, fortalecendo o vínculo com a memória missioneira e com a espiritualidade dos primeiros evangelizadores da região.
O lançamento do Ano Jubilar será celebrado por meio de quatro solenidades, nos municípios que abrigaram as Reduções fundadas durante o primeiro ciclo missioneiro: São Nicolau; Assunção do Ijuí (atualmente, Roque Gonzales); Todos os Santos de Caaró (Caibaté); e Nossa Senhora da Candelária do Caçapa Mini (Rolador).