Desenvolvimento econômico precisa de debate mais profundo

O vereador Vando Ribeiro (PSDB) (foto) trouxe à tona uma questão que é sempre importante. Desenvolvimento econômico é fundamental. As frases fortes e a irritação demonstrada por Vando podem ser entendidas de diversas maneiras, o que não invalida o debate que ele reacendeu.
A Câmara de Vereadores é o local para provocar o debate. Entretanto, não pode ficar apenas na superfície. O que nos acostumamos a acompanhar é uma série de propostas que ficam apenas no básico. E, na maioria das vezes, sem nenhuma condição prática de alcançar resultados. Essas questões absorvem o foco que deveria ter.
Um exemplo disso são propostas que volta e meia se apresentam, como propor abertura do comércio aos domingos. Como se isso fosse à salvação e como se a lei atual não permitisse. É mais do que desconhecimento, é buscar holofote com o selo da importância do assunto, mas sem nenhum aprofundamento.
Industrialização é outro tema tratado constantemente, mas igualmente sem buscar ações que realmente possam ter efeito prático. Tem que buscar indústrias. Essa é a afirmação. Como? Quais são os atrativos? Como eles podem ser divulgados? Qual a abordagem deve ser feita? Ficar apenas no “tem que”é simplório e ineficaz.
Avenida Ipiranga às escuras
O trecho final da Avenida Ipiranga no sentido ao trevo com a ERS 344 está às escuras. Em mais de uma dúzia de postes faltam ou estão queimadas as luminárias. No sentido contrário, tudo está perfeito.
É preciso atenção do poder público. O fluxo de veículos e a circulação de pessoas são grandes naquele trecho. O risco de acidentes é óbvio. Além disso, tem a questão da segurança, não menos importante.
Prevenção é a melhor medida
Em qualquer setor ou cenário, a prevenção é sempre a medida mais correta. Age muito bem a direção do Hospital Regional das Missões (HRM) em estabelecer um plano de contingência visando o aumento dos casos respiratórios.
O problema no Estado é grave, com muitas internações e o sistema público colapsando. No HRM não está sendo registrada superlotação, entretanto, com a chegada do inverno e seguindo o reflexo do que ocorre no Estado, isso pode ocorrer. Se antecipar é a melhor estratégia. Sem dúvida.
Perguntar não ofende
Adultos criando bonecas como se fossem bebês. Levando para “atendimento médico” e querendo batizá-los. E alguém ainda dúvida que o mundo está em claro processo de imbecilização?
Só para lembrar
A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população, em todos os postos e com eventos especiais como o deste domingo no Brique. Não dá para brincar. Especialmente quem está no grupo de risco deve se proteger.
Para refletir
“Não falsifica a História somente quem inverte a verdade, senão também quem a omite”.
Rui Barbosa