
Em entrevista ao programa Rádio Visão desta segunda-feira (7), o deputado estadual Eduardo Loureiro falou a respeito do convite que recebeu do governador Eduardo Leite para assumir a Secretaria de Cultura e coordenar todas as ações referentes às comemorações dos 400 anos da chegada dos jesuítas, que transcorrerá em 2026.
Eduardo confirmou o convite feito pelo governador, que está promovendo reforma no secretariado. Segundo ele, uma das secretarias que foi colocada como possibilidade foi a da Cultura, que por decreto assinado no ano passado pelo governador, é a responsável por coordenar não apenas a comemoração, mas todo o conjunto de projetos e investimentos vinculados aos 400 anos das Missões, que envolvem mais de R$ 50 milhões apenas considerando as áreas de cultura, turismo e educação.
Sem contar os projetos ligados a Secretaria de Infraestrutura, que envolvem o Aeroporto Regional de Santo Ângelo, acessos municipais, rodovias, contorno de Catuípe e terceiras pistas na ERS-344, com objetivo de alavancar desenvolvimento da região. “Isso tem tudo a ver com a minha luta. Fui o articulador político junto ao estado, em ação conjunta com a AMM, para ter o lançamento desse programa. Coordenador tudo isso, admito que me seduz, porque é coerente com meu trabalho”.