
No 73º Congresso promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Fundação Cultural Gaúcha (FCG) neste fim de semana ficou decidido que a edição de 2026 do evento será sediada pelo CTG 20 de Setembro, em Santo Ângelo. O evento deste fim de semana foi realizado no Parque da Fenarroz, com realização da 5ª Região Tradicionalista e do CTG Os Gaudérios.
Na ocasião, o patrão do CTG 20 de Setembro, Felipe Luz, e o coordenador da 3ª Região Tradicionalista, Volber Carvalho, apresentaram a proposta para sediar o Congresso do próximo ano, o que foi aprovado pelo conselho, levando em consideração a comemoração dos 400 anos das Missões. A data do evento ainda será definida, mas em princípio, deverá ocorrer em julho.
O secretário estadual de Cultura, deputado Eduardo Loureiro, representou o governador Eduardo Leite na abertura do Congresso, quando apresentou as ações voltadas a valorização da cultura gaúcha e do programa Avançar Tchê, que vai destinar mais de R$ 17 milhões para a valorização da tradição gaúcha, promovendo a cultura, o turismo e a geração de emprego e renda.