Cristo Protetor de Encantado simboliza um novo tempo para o Vale do Taquari

Impossível descrever o brilho nos olhos de quem chega ao complexo do Cristo Protetor de Encantado, no município de 110 anos de existência, situado no Vale do Taquari. Neste domingo (6), o monumento de 43,5 metros de altura total — contando o pedestal onde a estátua exibe os pés descalços — foi inaugurado no topo do Morro das Antenas.
Às 13h08min, o corte da fita inaugural marcou um momento histórico para a cidade de cerca de 22,9 mil habitantes e para os demais vizinhos da região. Afinal, o complexo foi edificado em paralelo à pandemia da Covid e a três grandes enchentes, o que significou perdas de vidas e de esperança.
O governador Eduardo Leite, que chegou às 10h05min ao complexo, acompanhado pelo prefeito de Encantado, Jonas Calvi, assistiu à missa e depois discursou para os presentes:
— Quero dizer a vocês que eu vi a força divina nas enchentes do ano passado. Eu não vi na enchente, vi nas pessoas
Menções sobre as mudanças climáticas
Construído em aço e concreto armado, o Cristo Protetor não mantém apenas os braços abertos como um sinal de bênção para quem vive nos verdes vales da região. O gigante mira o olhar fixo no horizonte, onde é possível ver o Rio Taquari. Foi do leito desse robusto manancial que as águas transbordaram e deixaram uma trilha de destruição, mortes e desesperança.
Durante a missa, celebrada sob um sol intenso e uma temperatura de 23 graus, o cardeal Dom Jaime Spengler mencionou as mudanças climáticas e alertou sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente.
— A tragédia climática que se abateu em nossa região fez vir do coração de nossa gente o melhor. Mas também o pior: desvios, roubos e saques. Testemunhamos a dureza de alguns corações — disse o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Porto Alegre.
O cardeal italiano Dom Silvano Maria Tomasi representou o Papa Francisco na cerimônia de inauguração. A missa foi celebrada ao ar livre, em frente ao monumento, e sombrinhas brancas e azuis precisaram ser abertas para proteger os religiosos dos raios solares.
Fonte: GZH