Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
21 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
Clima

Ciclone extratropical deve se formar na noite desta quinta-feira no RS

  • novembro 6, 2025
  • 2 min read
Ciclone extratropical deve se formar na noite desta quinta-feira no RS

A quinta-feira (6) será marcada por tempo firme, com sol entre nuvens e chuvisco eventual. Porém, a virada no tempo com a chegada do ciclone extratropical já começa a se desenhar no fim da noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com alerta de perigo para tempestade em todo o território gaúcho.

O maior risco se inicia a partir das 22h desta quinta e segue, pelo menos, até as 18h de sábado (8). Há previsão de acumulado expressivo de chuva, descargas elétricas, vento de até 100 km/h e queda de granizo.

O que é esperado do ciclone
O processo de formação do ciclone irá gerar muitas áreas de instabilidade e temporais. As nuvens carregadas terão potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, além de raios e ventania.

As rajadas mais intensas devem variar entre 60 km/h e 85 km/h. Porém, nas áreas mais altas das serras e na faixa litorânea, podem superar os 100 km/h.

De acordo com a Climatempo, o vento e as rajadas fortes devem ocorrer principalmente durante a sexta-feira. Todas as áreas do Rio Grande do Sul vão sentir o impacto do fenômeno meteorológico, com maior ou menor intensidade.

Os volumes de chuva podem ser mais expressivos principalmente sobre a metade norte de Estado, o que eleva o risco para transtornos como enchente, alagamentos e transbordamentos de córregos e rios.

A Defesa Civil do Estado está com alerta para as porções central e norte gaúchas.

Pode ocorrer elevação rápida, com alto risco de cheias, em arroios e pequenos rios, assim como enxurradas em regiões de maior declividade. Além disso, pode ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade da chuva

Há risco de inundação nas bacias do Rio Caí e do Sinos

A entidade estadual destaca que os acumulados podem ultrapassar os 150 milímetros nas Missões, no Noroeste e na Região Norte. Nas demais áreas, variam entre 10 e 50 milímetros.

A tendência é de que, no sábado, com o ciclone já formado, ainda ocorra chuva moderada a forte na Costa Doce, no Litoral Médio no Norte e na Região Metropolitana. No restante do território gaúcho, o tempo volta a abrir de forma gradual.

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *