Chave antiga encontrada em São Nicolau pode ser da igreja jesuítica de 1687

Um guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela segurança do sítio arqueológico da antiga redução jesuítica de São Nicolau, realizou uma descoberta rara e de grande relevância histórica.
De acordo com a Prefeitura de São Nicolau, Carlos Lourenço encontrou, em seu terreno localizado próximo à Praça Roque Gonzales, onde estão localizadas as ruínas, uma peça que pode ser uma das chaves da antiga igreja da redução jesuítica. Avaliações preliminares indicam que o artefato remonta ao segundo ciclo missioneiro, período em que jesuítas e indígenas guarani fundaram o segundo povoado de São Nicolau, em 1687.
“O achado é considerado uma relíquia de grande valor histórico para a Primeira Querência do Rio Grande, especialmente às vésperas das comemorações dos 400 anos. A peça simboliza os mistérios que o chão missioneiro ainda guarda e reforça o vínculo entre a memória do povo e o patrimônio cultural das Missões”, destacou a prefeitura em publicação nas redes sociais.
Após localizar o objeto, o morador o acondicionou em um chaveiro de couro para evitar o contato direto das mãos com a peça. Posteriormente, entregou-o ao Iphan, que ficará responsável por sua preservação e cuidados.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Prefeitura de São Nicolau