Centro Missioneiro de Equoterapia promove festival e mostra neste sábado

O Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio promove neste sábado (22) a terceira edição do Festival Paraequestre e a 3ª Mostra de Equitação.
O evento será realizado na sede da entidade, localizada no Parque de Exposições Siegfried Ritter e na pista de rodeios, com início às 8 horas. Os pacientes atendidos pelo Centro estarão se apresentando. A promoção é aberta à toda a comunidade para mostrar o trabalho que é realizado, além de um momento inclusivo e de confraternização.
Luciano Rodrigues, responsável administrativo da Associação dos Amigos do Centro de Equoterapia, destaca que são atendidas crianças com deficiências físicas ou psicológicas. São 62 crianças atendidas, com aumento de dez em relação ao ano passado. “Essas crianças são encaminhadas pelo SUS, passando por avaliação por fisioterapeuta e psicóloga. O tratamento é semanal, com 40 minutos de duração, sendo 25 minutos de equitação”, observa.
Luciano salienta que o Centro foi instalado há 19 anos, com a iniciativa tendo começado na URI, por meio da psicóloga Mariliane Monteiro, que é a coordenadora.
João Honório , responsável pela equitação, salienta que a finalidade da entidade é promover o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e afetivo dos praticantes. O cavalo é utilizado no tratamento por ser o animal que apresenta movimentos e estrutura óssea semelhantes às do homem.
O movimento tridimensional produzido pelo dorso do cavalo durante a marcha transmite 180 estímulos por minutos diretamente ao sistema nervoso central. O Comitê Internacional de Equoterapia salienta que o tratamento representa para o praticante a realização de 1,8 mil a 2,4 mil ajustes tônicos. O tratamento é indicado nos casos de disfunções neurológicas, atraso global de desenvolvimento, síndromes diversas e distúrbios comportamentais.