Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
03 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

Canto Missioneiro recolocou Santo Ângelo no circuito dos festivais

  • novembro 1, 2025
  • 4 min read
Canto Missioneiro recolocou Santo Ângelo no circuito dos festivais

Quando foi criado lá na gestão do então prefeito Eduardo Loureiro, o Canto Missioneiro da Música Nativa recolocou Santo Ângelo no cenário dos festivais de música, uma tradição que há tempos estava esquecida e que deixava muita saudade. Agora, ao chegar em sua 16ª edição, o evento se consolida como um dos mais importantes do gênero no Rio Grande do Sul.

Na abertura oficial ocorrida na noite de quinta-feira, isso foi destacado no palco. “O festival segue firme, cumprindo seu objetivo de valorizar talentos regionais e impulsionar o estilo musical missioneiro”, destacou Loureiro, que em sua fala reiterou que todos os prefeitos que o sucederam (Valdir Andres, Jacques Barbosa e Nivio Braz) seguiram valorizando o festival.

Hoje, o Canto Missioneiro recebe recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), cujos projetos tramitam justamente na pasta que Eduardo Loureiro comanda, a Secretaria Estadual da Cultura.

 

Carros de aplicativos vão pagar taxas ou impostos

A Prefeitura de Santo Ângelo está estudando uma forma de acabar com o subsídio que atualmente é concedido ao transporte público. O dinheiro sai direto do Caixa do Executivo, sem que se tenha uma fonte arrecadadora.

A queda brutal do número de  passageiros nos ônibus é fato concreto e  incontestável. Coletivos que antigamente arrebatavam 30 a 40  passageiros em uma  parada de ônibus,  hoje circulam  com quatro ou cinco.

O prefeito Nívio Braz direciona essa drástica redução para o número cada vez mais de mototáxis, mas principalmente pela invasão dos carros de aplicativo.

Se não se tem um número exato, mas é certo que tem cerca de 300 carros de aplicativo, que levam, buscam e deixam os passageiros em qualquer ponto da cidade.

Muitas donas de casa preferem chamar um aplicativo que pagar o frete para os supermercados.

Como ainda restam vários anos de concessão para a Viação Tiaraju, a saída do Executivo é criar uma taxa ou imposto para os aplicativos e transferir este dinheiro para a empresa de transporte coletivo.

Projeto de lei deve ser enviado em breve para a Câmara.

 

Planeta Terra já tem oito bilhões de habitantes

Para quem vive numa cidade de 80 mil habitantes parece inimaginável que o Planeta Terra tenha hoje oito bilhões de habitantes, conforme declaração feita pela ONU.

A China perdeu o posto de ser o país mais populoso do mundo, com um bilhão e 300 milhões habitantes. O primeiro lugar no pódium pertence à Índia, com mais de um bilhão e 400 milhões de moradores.

Para quem acha que o Brasil está superpovoado com cerca de 207  milhões de habitantes, não se compara nem de longe com os dois países  mais povoados, em que pese o Brasil ter quase o mesmo tamanho  territorial de qualquer um deles.

São oito bilhões de bocas e oito bilhões de cérebros diferentes, com a ressalva de que Deus fez a natureza à sua feição e, por isso não existem duas pessoas iguais em todo esse formigueiro humano.

 

Cemitérios de Santo Ângelo estão superlotados

Os maiores cemitérios municipais de Santo Ângelo, Sagrada Família e Padre Roque Gonzales, estão superlotados de túmulos e carneiras. A observação é do coordenador dos cemitérios, Vilmar Antônio Maicá, o Tato.

Em cada um dos cemitérios existem entre seis e sete mil túmulos, que amanhã, Dia de Finados, deverão atrair mais de 20 mil pessoas para reverenciar seus entes queridos. E não é só gente de Santo Ângelo. Já foram vistos placas com carros de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e, principalmente, do Mato Grosso, onde centenas de gaúchos foram desbravar as terras, mas seus familiares permaneceram por aqui.

Em função dessa superlotação, em breve a Prefeitura terá que adquirir  uma nova área,  distante da urbana e de preferência um local mais amplo para que nos próximos anos não esteja lotado de novo.

 

Convite ao Papa para visitar as Missões

O papa Leão XIV deverá receber nos próximos dias convite do governador Eduardo Leite para que visite o Rio Grande do Sul e a região das Missões no próximo ano em alusão aos 400 anos da saga guaranítica.

O convite anterior havia sido entregue pessoalmente ao papa Francisco,  em Roma, pelo governador e o pontífice já se preparava para realmente encarar a viagem, mas faleceu antes.

Agora o convite foi encaminhado e entregue ao ex-Arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, que é amigo pessoal do papa americano pelo secretário de Cultura, Eduardo Loureiro.

Talvez, agora o papa venha!

 

About Author

Luiz Roque Kern

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *