Brasil se declara livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos em granjas

O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (18), que o Brasil se declarou livre de gripe aviária após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas. O prazo começou a ser contado no dia 22 de maio, após o fim da desinfecção da granja de Montenegro, onde foi registrado o primeiro e único foco da doença em aves comerciais no Brasil.
Para se declarar livre da gripe aviária, o Brasil não podia registrar novos casos em granjas neste período, seguindo regra estabelecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Segundo o governo, os 28 dias são um tempo essencial para garantir que não haja vestígios do vírus no ambiente antes da retomada das atividades.
O governo comunicou o novo status à Organização Mundial da Saúde Animal e está notificando os países que compram frango brasileiro. Agora, o governo espera que esses compradores retirem os bloqueios ou reduzam a área restrita. Porém isso não deve ocorrer de maneira imediata.
Os bloqueios são feitos para evitar a contaminação de granjas em outros países com material contaminado do Brasil, ainda que esta seja uma possibilidade remota. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, disse que o novo status será importante para agilizar negociações e restabelecer as exportações brasileiras de frango.