Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil poderá retomar o status de país livre de gripe aviária se nenhum novo caso da doença for registrado em um período de 28 dias. O prazo corresponde ao ciclo do vírus.
“Se, em 28 dias, não houver outro foco, poderemos, com base científica, declarar que o Brasil está novamente livre de gripe aviária”, disse Fávaro. Segundo ele, a recuperação do status sanitário poderá permitir a retomada das exportações de carne de frango, suspensas por alguns países após o primeiro caso da doença em aves comerciais, confirmado na sexta-feira (16) em Montenegro (RS).
A retomada das exportações, porém, deve ocorrer de forma gradual, com mercados exigindo garantias sanitárias antes de liberar novamente os produtos brasileiros.
China
O ministro comentou que a China estava prestes a retomar as compras de frango do Rio Grande do Sul, após ter suspendido as importações em 2023 por causa da doença de Newcastle. “A GACC [agência aduaneira chinesa] já havia se mostrado satisfeita com os relatórios enviados”, afirmou. No entanto, a nova suspensão agora se dá por causa da gripe aviária.
Primeira ocorrência em aves comerciais
O foco detectado em Montenegro (RS) foi o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. A doença não é transmitida por carne ou ovos, segundo o Ministério da Agricultura, e o risco à saúde humana é considerado baixo.
Mesmo sendo um caso regional, países como China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações de carne de frango de todo o território brasileiro por 60 dias, conforme acordos comerciais.
Fonte: Agência Brasil