Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
29 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Internacional Saúde

Brasil e Uruguai retomam Comissão Binacional de Saúde com prioridade para vacinação contra o sarampo

  • agosto 29, 2025
  • 2 min read
Brasil e Uruguai retomam Comissão Binacional de Saúde com prioridade para vacinação contra o sarampo

Os ministros da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e do Uruguai, Cristina Lustemberg, oficializaram nesta quarta-feira (27), em Santana do Livramento (RS), o relançamento da Comissão Binacional de Saúde.

O encontro, realizado no Parque Internacional, inaugura uma nova etapa de cooperação sanitária na fronteira, voltada para atendimentos integrados, realização de exames, internações e ações preventivas conjuntas.

“Equipamentos do Uruguai poderão receber pacientes brasileiros e, da mesma forma, equipamentos brasileiros atenderão pacientes uruguaios, fortalecendo os serviços de saúde na região”, afirmou Padilha.

Além de Santana do Livramento, outras cinco cidades serão contempladas: Chuí, Jaguarão, Aceguá, Artigas e Barra do Quaraí. Entre os projetos em andamento está a construção de uma UTI neonatal em Rivera, cidade uruguaia vizinha, que permitirá o atendimento a recém-nascidos brasileiros sem a necessidade de grandes deslocamentos.

Avanço do sarampo preocupa

O relançamento também destacou a importância da vacinação contra o sarampo. Em ato simbólico, os ministros participaram da campanha, reforçando a estratégia binacional diante do crescimento acelerado da doença nas Américas.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, os casos aumentaram 34 vezes em comparação com 2024, somando 10.347 registros e 18 mortes até agosto. No Brasil, já são 21 ocorrências, incluindo uma em Porto Alegre.

“A região de fronteira registra intenso fluxo de pessoas entre os dois países. Por isso, é essencial que estejam vacinadas, evitando que doenças como o sarampo voltem a circular”, destacou Eliese Denardi Cesar, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações do RS.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *