Brasil e China firmam firmam parceria que prevê ferrovia até o Peru

O Brasil firmou um acordo com a China para estabelecer uma ferrovia que ligará o estado da Bahia até o Peru. O documento foi assinado nesta segunda-feira (7), em cerimônia virtual com representantes brasileiros e chineses e busca facilitar o comércio com o continente asiático.
A rota ferroviária deverá passar por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, com financiamento do governo chinês. Segundo o governo do Peru, a expectativa é reduzir o tempo de transporte entre a América Latina e a Ásia de 40 para 28 dias, uma economia de até 12 dias.
O memorando foi assinado pela Infra S.A, vinculada ao Ministério dos Transportes, e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico China Railway. Ainda não há estimativa oficial de custos.
O acordo também prevê a possibilidade de criação de hidrovias e rodovias integradas à nova rota. Os estudos iniciais, com validade de cinco anos e possibilidade de prorrogação, serão realizados em parceria com o governo chinês para avaliar a infraestrutura logística necessária.