Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
20 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Política

Bolsonaro diz que não se alegra com tarifa de Trump mas com anistia haverá ‘paz para a economia’

  • julho 13, 2025
  • 2 min read
Bolsonaro diz que não se alegra com tarifa de Trump mas com anistia haverá ‘paz para a economia’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, neste domingo (13), que conceder anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 seria a saída para evitar o aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Pelas redes sociais, Bolsonaro afirmou que a decisão do presidente norte-americano Donald Trump “tem muito mais, ou quase tudo a ver com valores e liberdade, do que com economia”. Ele também declarou não se sentir satisfeito com as sanções.

“O tempo urge, as sanções entram em vigor no dia 1° de agosto. A solução está nas mãos das autoridades brasileiras. Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia”, escreveu.

A proposta de anistia “ampla e irrestrita”, defendida por aliados do ex-presidente como resposta ao tarifaço, beneficiaria o próprio Bolsonaro, que é réu em uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma suposta tentativa de golpe para se manter no cargo.

Na semana passada, Trump anunciou que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados a partir de 1º de agosto. Em carta oficial, o republicano mencionou os processos contra Bolsonaro e decisões judiciais brasileiras que afetam big techs dos Estados Unidos.

A medida provocou reação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reafirmou a soberania do Brasil. Lula declarou que o país não aceitará ser “tutelado” e prometeu reagir caso as tarifas sejam implementadas.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *