Avião com mais de 240 pessoas cai durante decolagem na Índia

Um avião caiu nesta quinta-feira (12), no oeste da Índia. A aeronave da Air India estava viajando de Ahmedabad para Londres, no Reino Unido. Mais de 240 pessoas estavam a bordo do Boeing 787-800 Dreamliner.
O Boeing 787 da Air India “caiu logo após a decolagem em Ahmedabad”, às 13h39min no horário local (5h09min de Brasília), informou a a autoridade de aviação civil indiana em um comunicado. A agência destacou que o avião caiu “fora do perímetro do aeroporto”.
Estavam na aeronave 230 passageiros, os dois pilotos e 10 integrantes da tripulação. Ainda não há informações sobre quantidade de mortos e feridos.
Não há brasileiros entre as vítimas. De acordo com a companhia Air India, dos passageiros 169 são indianos, 53 são britânicos, um é canadense e sete são portugueses.
Entre os passageiros estava um ex-ministro indiano da região de Gujarat estava na aeronave, segundo o jornal local India Today.
Segundo a plataforma de monitoramento FlightRadar24, o avião perdeu a comunicação logo após decolar, a uma altura de cerca de 190 metros em relação ao solo.
Na rede social X, a Air India informou que ainda está apurando detalhes do acidente:
“O voo AI171, operando Ahmedabad-Londres Gatwick, envolveu-se em um incidente hoje, 12 de junho de 2025. Neste momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos mais atualizações o mais breve possível”.
O presidente da companhia aérea, Natarajan Chandrasekaran, confirmou em comunicado que o “voo 171 da Air India, que seguia de Ahmedabad para Londres Gatwick, se envolveu em um acidente trágico”.
“Nossos pensamentos e profundas condolências estão com as famílias e entes queridos de todos os afetados por este evento devastador”, declarou. O executivo acrescentou que um centro de emergência foi ativado e uma equipe de apoio foi acionada para atender às famílias que buscam informações.
O Ministro da Aviação Civil da India, Ram Mohan Naidu Kinjarapu, afirmou, em rede social, estar monitorando pessoalmente a situação e orientou todas as agências de aviação e resposta a emergências a tomarem medidas rápidas e coordenadas.
“Chocados e devastados ao saber da queda do avião em Ahmedabad. Estamos em alerta máximo. Estou monitorando pessoalmente a situação e orientei todas as agências de aviação e de emergência a tomarem medidas rápidas e coordenadas. Equipes de resgate foram mobilizadas e todos os esforços estão sendo feitos para garantir que ajuda médica e apoio humanitário sejam enviados ao local. Meus pensamentos e orações estão com todos a bordo e suas famílias”.