Através de, através o, por meio de
Através de, através e por meio de são sinônimas nos significados e usos? Gramáticos dizem que são. Um deles: Celso Pedro Luft em ABC da Língua Culta. Sigo-lhe as lições. Há, porém, gramáticos que adotam uma linha mais tradicional e purista. Estes pregam que se deve usar através de para coisas e por meio de para pessoas. Através, sem preposição, não vem de uso português, mas do francês – é galicismo. E pode ser usada? Pode. Segundo Luft, funciona como sinônima de através de e por meio de. Exemplo com através de: Os turistas foram de carro de Santo Ângelo a São Miguel através da BR-285. Exemplo com por meio de: Lá eles conheceram o histórico da redução por meio de um guia. Exemplo com através sem preposição: João Batista escreveu neste jornal no dia 26 de julho de 2025 que Carlos Lee recebeu a honra de Cidadão Honorário de Santo Ângelo “através a” Câmara de Vereadores.
Cabem algumas informações de português. Através é um advérbio e significa de um lado a outro, atravessadamente. Através de é locução prepositiva e significa por entre, de um para outro lado, no decurso de, por meio de. A preposição de varia em gênero masculino e feminino e em número singular e plural: do, da, dos, das. E pode juntar-se com pronome demonstrativo e com este variar em gênero e número: deste, destes, desta, destas, desse, desses, dessas, dessas. Servem de reforço dois exemplos. A bala de fuzil matou o suposto inimigo através do vidro lateral esquerdo do carro no qual estava. Nióbio do Amazonas será enviado aos EUA através deste avião.
Posto isso, convém reforçar que os puristas preferem usar através de para coisas e por meio de para pessoas. Através, só através, sem preposição de e suas variações em gênero e número, exige a presença de artigo: a, as, o, os. Eis uma frase com através de com preposição: ONU envia alimentos e remédios aos confinados palestinos de Gaza através de caminhões e aviões quando estes recebem as santas e vigiadas permissões de Benjamin e seu gabinete. Na frase em tela, a expressão através de poderia ficar sem a preposição? Poderia. Tinha que neste caso usar, obrigatoriamente, artigo: através os caminhões e aviões. Enfim, através sem preposição, embora de menos uso, é tão gramatical quanto com preposição – através de.
Assim, dois períodos. Primeiro: Muitos italianos atravessaram o lajeado Cerne através de um tronco cerne atravessado de lado a lado sobre o riacho. Segundo: Muitas crianças, fora adultos, atravessaram o rio caudaloso por meio de São Cristóvão, homem de 2,2m de altura, martirizado em Roma em 251, “através as” ordens do imperador Décio. Aliás, certa feita, atravessou um guri que, ao descer das costas, disse-lhe ser Jesus. Lenda? Talvez.