Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
28 de agosto de 2025
Rádio AO VIVO
Internacional

Ataque russo em Kiev deixa 19 mortos e dezenas de feridos

  • agosto 28, 2025
  • 2 min read
Ataque russo em Kiev deixa 19 mortos e dezenas de feridos

Um bombardeio da Rússia contra Kiev, capital da Ucrânia, deixou ao menos 19 mortos, entre eles quatro crianças, e mais de 60 feridos nesta quinta-feira (28), segundo o prefeito Vitali Klitschko. Entre as vítimas está um adolescente de 14 anos.

Explosões foram registradas durante a madrugada, formando colunas de fumaça pela cidade. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o ataque como “um assassinato horrível e deliberado de civis”.

De acordo com o Exército ucraniano, a Rússia lançou 598 drones e 31 mísseis, dos quais 563 e 26, respectivamente, foram abatidos. Já o Ministério da Defesa russo afirmou ter utilizado armas de longo alcance, incluindo mísseis balísticos Khinzal, e disse ter atingido bases aéreas, empresas ligadas ao setor militar e um navio de reconhecimento.

Em resposta, a Ucrânia anunciou ter atacado um navio russo que transportava mísseis balísticos e duas refinarias de petróleo em Krasnodar e Samara. Segundo a Reuters, o ataque reduziu em 17% a produção de uma das refinarias, o equivalente a 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.

O bombardeio russo atingiu ainda a sede da missão europeia em Kiev e danificou severamente um prédio diplomático do Reino Unido. Líderes europeus condenaram a ofensiva. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, chamou o ataque de “sem sentido”. Já Emmanuel Macron, presidente da França, e Friedrich Merz, da Alemanha, criticaram a ação nos termos mais duros. A ONU também pediu cessar-fogo imediato.

Os ataques ocorrem em meio à intensificação da guerra, iniciada em 2022, com o aumento do uso de mísseis e drones por parte da Rússia nas últimas semanas.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *