
Faltando 11 dias para o encerramento de janeiro, o Rio Grande do Sul já superou o número de feminicídios registrados em todo o mês de dezembro. Levantamento feito por Zero Hora indica que sete mulheres foram assassinadas por razões de gênero no Estado desde o início de 2026. Em dezembro de 2025, foram contabilizados seis casos pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).
Em média, isso significa que uma mulher foi morta por violência de gênero a cada 2,85 dias — ou 68 horas — no RS de 1º de janeiro até esta terça-feira (20).
Dos sete casos, dois aconteceram na zona sul de Porto Alegre. Em ambas as ocorrências, as vítimas foram mortas com golpes de faca. Um dos ataques aconteceu à luz do dia, em via pública, enquanto a mulher aguardava um ônibus.
Outros feminicídios do ano foram registrados em Guaíba, Canguçu, Santa Rosa e Sapucaia do Sul. Além desses episódios, Zero Hora apurou que um feminicídio ocorreu na tarde desta terça na cidade de Muitos Capões, na Serra.
Dados apurados pela reportagem demonstram que os casos de feminicídios registrados em 2026 tiveram como principais suspeitos companheiros ou ex-companheiros das vítimas. As motivações destes assassinatos são apontadas como impasses de relacionamento ou não aceitação do fim da relação.
Fonte: GZH

