Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
10 de janeiro de 2026
Rádio AO VIVO
Clima

Alerta vermelho do Inmet coloca Missões e Fronteira Oeste sob risco de temporais

  • janeiro 9, 2026
  • 2 min read
Alerta vermelho do Inmet coloca Missões e Fronteira Oeste sob risco de temporais

Entrou em vigor às 11h desta sexta-feira (9) um alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando grande perigo de tempestade em parte do Rio Grande do Sul. O aviso é válido até as 23h59min e abrange a Fronteira Oeste, Missões, Noroeste, parte da Campanha a partir de Dom Pedrito e a faixa oeste da Região Norte.

Nessas áreas, a previsão aponta volumes de chuva que podem ultrapassar 100 milímetros, além de risco de queda de granizo e ventos com velocidade superior a 100 km/h. Segundo o Inmet, há alto risco de alagamentos, quedas de árvores, prejuízos à agricultura e danos na rede elétrica.

Para as demais regiões do Estado, segue em vigor até o fim do dia um alerta laranja, válido desde o início da manhã, com previsão de chuva entre 50 e 100 milímetros em todo o território gaúcho.

Alertas para o fim de semana

A partir da meia-noite de sábado (10), dois alertas laranjas para tempestade entram em vigor. Um deles prevê chuva entre 30 e 60 milímetros, ventos intensos e queda de granizo até as 12h59min, atingindo quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O outro, válido até as 23h59min de sábado, abrange as regiões Sudoeste, Centro Ocidental e Noroeste do Estado.

No domingo (11), há alerta laranja para ventos costeiros nas regiões Sudeste e Metropolitana de Porto Alegre, válido durante todo o dia. Também estará em vigor um alerta amarelo para vendaval, que inclui as regiões Sudoeste, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Centro Oriental, Serra e Centro Ocidental.

Orientações do Inmet

  • Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;

  • Em caso de enxurrada, proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos;

  • Evite permanecer ao ar livre em situações de risco elevado;

  • Para emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *