Decisão sobre leilão da Ponte Internacional de São Borja é adiada

A aguardada decisão sobre quem será a nova administradora da Ponte Internacional da Integração, que liga São Borja a Santo Tomé (Argentina) sobre o Rio Uruguai, foi adiada para a próxima terça-feira (5). A mudança foi determinada pela Comissão de Outorga, que solicitou mais tempo para analisar os recursos das empresas desclassificadas no processo licitatório.
Inicialmente, a empresa Plusbyte havia sido anunciada como vencedora do leilão. No entanto, o resultado está sendo contestado pela CS Infra, que aponta uma suposta irregularidade na documentação apresentada, já que os documentos teriam sido entregues exclusivamente em espanhol – o que, segundo a empresa, fere as exigências do edital.
Outro recurso foi protocolado pela Ponta Negra Logística, que busca reverter sua desclassificação. A empresa afirma que entregou toda a documentação no prazo correto e conforme os critérios legais. Com os recursos em análise, o resultado final do leilão pode mudar.
O contrato de concessão, com validade de 25 anos, prevê um investimento estimado de US$ 99 milhões (cerca de R$ 500 milhões) para modernizar a ponte e toda a estrutura do controle fronteiriço. A futura concessionária será responsável por reformas e modernização da estrutura da ponte; implementação de sistemas de tecnologia e conectividade e fornecimento de insumos e suporte para os órgãos de controle dos dois países.
A Ponte Internacional da Integração responde por 23% do comércio entre Brasil e Argentina, além de quase 40% das transações com o Chile.
Foto: Míro Bacin
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Rádio Cultura e Fronteira 360