Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
18 de abril de 2025
Rádio AO VIVO
Geral

Agergs suspende cobrança de multas da Corsan e corte de água em casos de irregularidades na medição

  • março 26, 2025
  • 2 min read
Agergs suspende cobrança de multas da Corsan e corte de água em casos de irregularidades na medição

O Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) decidiu, por unanimidade, suspender a cobrança de multas e outros valores decorrentes de revisão nas faturas da Corsan/Aegea pelo prazo de 60 dias.

A medida também proíbe o corte no abastecimento de água em residências ou comércios onde tenham sido constatadas irregularidades na medição do consumo. A decisão, tomada na última quinta-feira (20), foi divulgada nesta terça-feira (25).

As suspensões são válidas em todos os 250 municípios regulados pela agência. Em janeiro, a Agergs instaurou um processo para fiscalização dos procedimentos adotados pela Corsan/Aegea na constatação de irregularidades na medição do consumo de água.

Conforme a agência, casos reportados sobre supostas cobranças indevidas motivaram a ação. A previsão é que a fiscalização seja concluída em 45 dias.

Problemas geram questionamentos
Problemas no abastecimento de água e cobranças indevidas aos consumidores atendidos pela Corsan/Aegea vêm sendo alvo de questionamentos em diferentes regiões do Estado. Em Passo Fundo, no Norte, por exemplo, a prefeitura decidiu multar a companhia em R$ 125 mil por dia devido a falhas no abastecimento.

Em Santa Maria, na Região Central, também há queixas no serviço e de altos valores cobrados nas faturas, e o Procon do município estabeleceu multa de R$ 934 mil à empresa.

Procurada pela reportagem de Zero Hora, a Corsan/Aegea afirmou que tomou conhecimento da decisão da Agergs na segunda-feira (24). A companhia diz que o conteúdo está em análise para que faça sua manifestação no prazo estabelecido.

Fonte: GZH

About Author

Rafael Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *