
O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), foi condenado a nove anos, um mês e 22 dias de reclusão em regime fechado e multa por divulgar um vídeo íntimo de sua ex-companheira e tentar coagi-la a negar o ocorrido em depoimento. A sentença foi proferida pelo juiz Igor Guerzoni Paolinelli Hamade, na quarta-feira (16).
Segundo a decisão, Bortoletti divulgou, sem o consentimento da vítima, um vídeo com conteúdo sexual explícito, além de reproduzir áudios antigos do casal em uma reunião com políticos, realizada em um sítio. Os áudios, conforme o despacho, traziam descrições detalhadas de relações sexuais entre os dois, com o claro objetivo de expor a intimidade da mulher.
Ainda de acordo com o processo, o prefeito teria oferecido vantagens e cargos a testemunhas para que mentissem ou se omitisse em depoimentos à polícia. Entre os beneficiários, estavam pessoas presentes na confraternização em que os áudios foram reproduzidos.
A condenação foi emitida pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Viamão, ligado ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Apesar da sentença, Bortoletti poderá recorrer em liberdade.
A defesa do prefeito se pronunciou por meio de nota enviada à imprensa. Confira a seguir:
A defesa de Rafael Bortoletti, Dr. Adler Baum, vem a público manifestar-se com respeito institucional acerca da recente sentença proferida pela Justiça de Viamão.
Embora o processo tramite sob sigilo, é necessário esclarecer que o próprio Ministério Público havia, inicialmente, se posicionado pelo arquivamento das acusações em relação aos fatos imputados. Ainda assim, de forma surpreendente, o juízo optou por dar seguimento ao processo desconsiderando as razões técnicas apresentadas pelo órgão acusador e pela defesa.
A defesa vai interpor recurso ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e acredita que a justiça haverá de reformar a decisão proferida pelo juízo da cidade de Viamão. Rafael Bortoletti mantém a serenidade, a confiança na Justiça e reafirma sua trajetória pública íntegra e seu compromisso com a população de Viamão.
Fonte: gzh