Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
20 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Sem categoria

Brasil começa a exigir visto para cidadãos dos EUA

  • abril 10, 2025
  • 2 min read
Brasil começa a exigir visto para cidadãos dos EUA

O Brasil passa a exigir visto de entrada para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos a partir desta quinta (10). A decisão, prevista em decreto presidencial, foi tomada em maio de 2023 em respeito ao princípio da reciprocidade, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com os países mencionados.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o posicionamento em publicação nas redes sociais. “Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência do visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, escreveu.

Segundo dados do painel de Chegada de Turistas Internacionais ao Brasil, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Brasil recebeu em 2024 um total de 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália.

O visto

A solicitação dos viajantes destes países deve ser feita online, por meio do site eVisa, e tem custo de US$ 80,90 (aproximadamente R$ 479). O visto é necessário para entradas por via aérea, terrestre ou marítima, com permanência máxima de 90 dias.

O processo exige o preenchimento de um formulário e o envio de documentos como passaporte válido. As autoridades recomendam que o pedido seja feito com antecedência para evitar transtornos, como atrasos ou perda de conexões por ausência de visto.

Projeto em Trâmite no Congresso

Apesar do decreto em vigor, o Senado Federal aprovou, em março deste ano, um projeto de lei que suspende a exigência de visto para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão a partir de 10 de abril. O texto, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ainda aguarda análise da Câmara dos Deputados.

Embora esteja incluído no projeto do Senado, o Japão firmou acordo com o Brasil em agosto de 2023 para a isenção recíproca de vistos para visitas de até 90 dias. A medida entrou em vigor em setembro e vale por três anos.

Fonte: Agência Brasil

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *