
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não acredita na possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reverter sua situação de inelegibilidade e retornar ao poder. A declaração foi dada após a publicação de um perfil de Moraes escrito pelo jornalista norte-americano Jon Lee Anderson na última edição da revista The New Yorker, na segunda (7).
Moraes foi questionado sobre a possibilidade de Bolsonaro retomar a presidência, e respondeu: “É possível que Bolsonaro seja absolvido no processo criminal, pois o julgamento está apenas começando. Mas ele já tem duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que resultou na sua inelegibilidade. Não há possibilidade de ele voltar, pois ambos os casos já foram apelados e estão no Supremo Tribunal Federal. Somente o STF poderia reverter essas condenações, e eu não vejo nenhuma chance disso ocorrer.”
O ministro também apontou que Michelle Bolsonaro e um dos filhos de Bolsonaro poderiam, com seu apoio, se candidatar à presidência. Contudo, ele destacou que nenhum deles possui as mesmas relações com as Forças Armadas que o ex-presidente.
No dia 26 de março, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República e tornou Bolsonaro e outros sete aliados réus por supostamente tentarem anular as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista a Jon Lee Anderson, Moraes rejeitou a ideia de que o julgamento de Bolsonaro seja parcial. “A responsabilidade de cada pessoa deve ser determinada no tribunal, onde será apresentada a defesa. Toda a narrativa de perseguição política e alegações de inimizade pessoal desmoronou, pois não foi apenas a Polícia Federal que os acusou, mas também o próprio procurador-geral decidiu apresentar a queixa”, afirmou.
Fonte: Metropoles