Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
19 de abril de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

A posição do adjetivo

  • março 11, 2025
  • 3 min read

A posição do adjetivo antes ou depois do substantivo em língua portuguesa faz diferença de significado na frase escrita e falada. O adjetivo posto antes do substantivo apresenta o sentido afetivo, estilístico, figurado, o campo do sentimento, e posto depois do substantivo apresenta o sentido intelectual, gramatical, real, o campo da razão. Escrever ou falar esta é uma grande cidade tem um significado diferente do que escrever ou falar esta é uma cidade grande. O adjetivo grande colocado antes do substantivo cidade revela um sentido afetivo, cujo sentido é difícil de medir de tamanho e de quantidade de casas e de habitantes, fora sentidos outros doutras áreas do saber e do afeto. E colocado depois do substantivo cidade expressa um sentido intelectual, como que fotografa a cidade grande em tamanho, em quantidade enorme de casas, prédios e moradores.

Fora a posição do adjetivo antes ou depois do substantivo, há outras classes de palavras em língua portuguesa que postas antes ou depois do substantivo mostram significados diferentes. Uma dessas classes gramaticais é a do pronome possessivo. Escrever ou falar pai nosso tem sentido diferente do que escrever ou falar nosso pai. O pronome possessivo nosso em pai nosso, existente também na oração do pai-nosso, tem um sentido amplo, geral, universal, eterno. Ele, este pronome, uma vez dito na expressão nosso pai tem um sentido restrito, particular, local, efêmero. O exemplo do primeiro caso pode ser Deus, o pai dos universos, o pai de todos os seres humanos de todos os tempos e lugares, universal e eternamente pai. E o exemplo do segundo caso pode ser o meu pai, o pai dos meus irmãos, o pai da minha família, o pai da nossa família, particular e efemeramente pai.

Este resumo de resumo foi tirado do livro Estilística da Língua Portuguesa, de M. Rodrigues Lapa, livro que tenho desde 20 de maio de 1971, meu primeiro ano de Letras na FUNDAMES. Recomendo-o para todos os que querem escrever e falar melhor na vida. Se edição esgotada, na Biblioteca Central da URI está, onde pode ser fotocopiado e encadernado. Lapa diz: “Um fato importante de estilo, sobretudo em português, é a posição do adjetivo qualificativo. Muitas línguas, como o inglês e o alemão, têm uniformemente o adjetivo antes do substantivo; outras, como o francês, têm regras mais ou menos fixas para a sua colocação. Só o português e o espanhol admitem liberdades que dão a quem escreve e fala riquíssimas possibilidades de expressão.” Ficcionistas e poetas, fora advogados e juízes, jornalistas e outros, fazem largo e preciso uso da posição do adjetivo nas frases que escrevem e falam e também nos versos. É de Lapa estas frases: O pobre rapaz ficou reprovado no exame. O rapaz pobre necessita de fazer economias.

 

About Author

Artur Hamerski

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *