Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
22 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Clima Plantão

RS tem três alertas meteorológicos válidos até esta sexta-feira

  • janeiro 24, 2025
  • 2 min read
RS tem três alertas meteorológicos válidos até esta sexta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos que abrangem áreas do Rio Grande do Sul. Eles são válidos até as 10h desta sexta-feira (24). Os três avisos são para tempestade e chuva volumosa na maior parte do Estado. 

Dos avisos, o mais severo — de classificação laranja —, é válido até as 10h desta sexta e indica perigo de tempestade, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ventos intensos e queda de granizo em municípios das regiões Norte, Noroeste e Fronteira Oeste gaúcha. 

Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos nestas regiões, conforme o Inmet. O aviso também é válido para cidades de Santa Catarina e do Paraná e indica ventos que podem chegar à velocidade de até 100 km/h. 

Os outros dois alertas, de classificação amarela, indicam perigo potencial para a maior parte do Estado, sendo um deles válido somente para as regiões Norte, Noroeste e Fronteira. 

O segundo alerta amarelo, com vigência até a manhã desta sexta-feira, é válido para as regiões do Vale do Sinos, a Região Central, o Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra, além de partes do Sul gaúcho e da Campanha. 

Os dois avisos indicam chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50mm em um dia, além de ventos intensos que variam de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Nestes casos, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, o risco de corte de energia elétrica, assim como estragos em plantações, é considerado baixo. 

Porém, os alertas também consideram o potencial perigo para queda de galhos de árvores e de alagamentos. 

Fonte: GZH

Foto: Inmet/Reprodução

About Author

Leticia Anchieta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *