Loureiro trata com vice-governador sobre ações pelos 400 anos de história das Missões no RS

Foto: Joel Vargas
O deputado estadual Eduardo Loureiro reuniu-se nesta quinta-feira dia 10, com o vice-governador Gabriel Souza, tratando de vários temas prioritários das Missões, especialmente o turismo.
Souza detalhou várias ações que o governo gaúcho vem formatando com vistas a preparar a região para 2026, quando serão celebrado os 400 anos do início da saga jesuítica-guarani em solo gaúcho. Loureiro confirma que, no próximo dia 23, o assunto será debatido com o governador Eduardo Leite.
O encontro está agendado para essa data porque prefeitos da região estarão em Porto Alegre em reunião da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Na oportunidade, o governador vai atualizar os projetos de impulso ao turismo, o Avançar TURMissões – 400 anos de História.
Na segunda tentativa, Nívio Braz se elege prefeito
Ao contrário da eleição passada, desta vez o candidato do PL, Nívio Braz, se articulou de forma diferente e conseguiu trazer para a sua coligação partidos tradicionais e Santo Ângelo como o PP e o MDB.
Além disso, também conseguiu desidratar a candidatura de José Lima nos dias que antecederam o pleito. Com cerca de 20 mil votos, fez praticamente a mesma votação dos partidos de oposição na eleição passada.
Em entrevista ao Programa Rádio Visão, o futuro prefeito deu algumas linhas de como será a sua atuação. Seguindo na mesma linha dos últimos prefeitos, pretende reduzir o quadro de CCs entre 20 e 25 %.
Prometeu mexer fundo na Secretaria de Educação, mas não vai recriar a Secretaria de Habitação. A administração da UPA vai ficar diretamente atrelada à Secretaria de Saúde e não será um órgão independente. No setor de obras e infraestrutura, a prioridade será a continuação da Perimetral Norte.
Os próximos dias do prefeito eleito serão dedicados à escolha dos secretários e pessoas de sua confiança e já se sabe que os partidos estão indicando nomes e que a disputa não vai ser pequena.
Flávio Christensen na Saúde
Dois futuros secretários municipais já são conhecidos. Na entrevista ao Rádio Visão, Nívio confirmou que o médico Flávio Christensen foi convidado para a Secretaria Municipal de Saúde.
Ao que tudo indica, o médico, que já foi secretário na atual administração do prefeito Jacques Barbosa, deverá aceitar o cargo e terá como incumbência definir também a futura direção da UPA, atualmente ocupada por Osvandir Lemos.
Inclusive, para a UPA já tem alguns pretendentes que vem se manifestando nos bastidores, mas nada garante que algum deles será o escolhido.
O outro nome confirmado por Nívio para o primeiro escalão é o de Bruno Hesse. Ele só não adiantou qual a pasta.
Sindicato dos Professores vai oferecer lista tríplice para escolha do secretário
O prefeito eleito tem falado sobre a escolha para a Secretaria de Educação e deixando transparecer que será feita dentro do que se denomina de “cota pessoal”. Entretanto, o Sindicato dos Professores Municipais, dirigido pela vereadora eleita Rosani Stocker, tem outro entendimento.
Rosani afirma que na campanha, o então candidato Nívio Braz comprometeu-se em receber uma lista tríplice elaborada pelo Sindicato e dela extrair o nome para a Secretaria. Garante que existe um documento assinado por Nívio e que irá exigir o cumprimento. Salientou que acredita que o prefeito eleito não irá retroceder do acordo.
PDT elege três vereadoras
O PDT manteve as cinco cadeiras na Câmara de Vereadores, mas a bancada será predominantemente feminina. O partido elegeu três mulheres e nenhum dos atuais vereadores homens vai estar na bancada no ano que vem.
Foram eleitas Rosani Stocker, a enfermeira Andréia Bernardi e Simone Lunckes, a única reeleita, todas as três com ótima votação. A bancada será completada com Adolar Queiroz e Francisco Medeiros, ambos ex-secretários municipais.
No geral, houve uma significativa mudança em todo o Legislativo, porque alguns não concorreram e outros não se reelegeram. Gilberto Corazza e Carlos Gonçalves eram candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, enquanto Felippe Terra Grass, Jaqueline Possebom e Nanaco não concorreram.
Dois prefeitos nasceram na Serra de Baixo
Uma coincidência. Os prefeitos eleitos de Entre-Ijuís, Brasil Sartori e de Santo Ângelo, Nívio Braz, nasceram na localidade de Serra de Baixo. Na época,Entre-Ijuís ainda pertencia ao território da Capital das Missões.
Posteriormente, serviram o Exército ao mesmo tempo, onde o eleito de Santo Ângelo atuava no NPOR e o de Entre-Ijuís era tenente Instrutor.