Lula defende fortalecimento da defesa nacional e critica falas de Trump sobre anexação de territórios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (26) que o Brasil precisa fortalecer sua capacidade de defesa diante do atual cenário de instabilidade internacional. Durante evento em Santa Catarina, Lula também criticou declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a anexação de territórios como a Groenlândia e o Canal do Panamá.
A declaração foi feita durante a cerimônia de batismo da Fragata “Cunha Moreira”. Segundo Lula, o país não deseja entrar em conflitos, mas precisa estar preparado para proteger sua soberania.
“O mundo vive a maior concentração de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial. Eu não quero guerra, mas também não quero ser pego de surpresa”, afirmou o presidente.
Lula também reforçou o discurso contrário a qualquer tipo de interferência externa no Brasil e disse que o país precisa investir em sua capacidade de defesa.
As declarações fazem referência a falas de Trump, feitas no início de 2025, quando o presidente norte-americano afirmou que não descartava o uso da força para assumir o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá.
O tema ganhou ainda mais destaque após os Estados Unidos classificarem as facções criminosas brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. O governo brasileiro avalia que a medida pode abrir espaço para ações mais rígidas por parte dos Estados Unidos.
Relação entre Brasil e Estados Unidos
Brasil e Estados Unidos vivem um período de tensão diplomática, principalmente em razão das propostas do governo americano de aplicar tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros.
Na última semana, Lula e Trump participaram da reunião do G7, na França, onde tiveram contato limitado. Os dois posaram para a foto oficial, mas não houve interação pública entre os presidentes.
Nesta semana, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, reafirmou a intenção de manter as sobretaxas sobre produtos brasileiros em carta enviada ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Apesar das divergências atuais, Lula e Trump chegaram a se reunir na Casa Branca em maio, quando defenderam o fortalecimento da parceria entre os dois países, especialmente nas áreas econômica e comercial.

